Impasse

Anvisa envia ao STF documentos sobre a Sputnik V

Agência Nacional de Vigilância Sanitária recebeu na segunda-feira, 10, prazo de 48 horas para envio de documentos; órgão enviou dados no mesmo dia da decisão do STF

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Vacina russa Sputnik é alvo de impasse entre governo do Maranhão e Anvisa
Vacina russa Sputnik é alvo de impasse entre governo do Maranhão e Anvisa (Sputnik V )

Brasília - A Anvisa encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ainda na noite da segunda-feira, 10, informações sobre os documentos pendentes para a análise do novo pedido de autorização excepcional e temporária de importação e distribuição da vacina Sputnik V feito pelo governo do estado do Maranhão.

Além disso, a agência informou ao STF que disponibilizou ao estado do Maranhão amplo acesso aos autos do processo administrativo que tramita na Anvisa.

As informações foram prestadas ao Judiciário em atendimento à decisão proferida também na segunda-feira, 10, na Ação Cível Originária - ACO 3451, de autoria do Maranhão. O STF tinha solicitado que a Anvisa informasse em 48 horas quais documentos faltavam para a nova decisão da Agência.

Histórico

No dia 26 de abril, a Anvisa negou o pedido de importação da Sputnik V feito por dez estados brasileiros, inclusive o Maranhão. Em reunião colegiada, os diretores da Agência concluíram que faltavam informações que garantissem a qualidade, a eficácia e, especialmente, a segurança do imunizante.

Nos dias seguintes à decisão da Anvisa, os estados da Bahia, Maranhão e Sergipe apresentaram novos documentos e, assim, solicitaram que a Agência revisse a decisão inicial.

Os documentos foram recepcionados como novos pedidos de importação, tendo como marco inicial o dia do protocolo, 29 de abril.

Na última sexta-feira, 7, a Anvisa comunicou formalmente ao estado do Maranhão que os novos documentos apresentados, porém, não cumpriam a exigência da apresentação do relatório técnico de análise da autoridade sanitária estrangeira, conforme disposto no § 3º do art. 16 da Lei 14.124/2021. Por esse motivo, o processo segue em diligência na Anvisa até o cumprimento do requisito legal.

Na ocasião, a Anvisa tinha disponibilizado ao estado requerente o acesso integral aos autos do processo administrativo que avalia o novo pedido de autorização para importação da Sputnik V.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.