Cerco

Presos acusados de assassinatos na Baixada

Prisão ocorreu durante a operação Thânatos, em Bacuri; homens presos fazem parte de facção criminosa que atua no Rio de Janeiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (cerco)

Maranhão - Sete mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a operação Thânatos, da Polícia Civil, realizada ontem, 6, na cidade de Bacuri. O cerco teve como objetivo de efetuar a prisão de faccionados acusados de agirem na Baixada Maranhense, principalmente cometendo assassinatos.

Um dos presos foi identificado como Babuíno. A polícia informou que ele é acusado de um homicídio qualificado e um latrocínio, que teve como vítima o empresário Jamilton Pestana, de 61 anos. Babuíno, em companhia de mais dois criminosos, arrombaram o cadeado do portal da frente da residência da vítima, localizada no bairro Campinho, em Bacuri, danificaram a câmera de segurança do local e fizeram um verdadeiro raspa. No momento da fuga, eles atiraram no empresário, que foi levado para o hospital, mas, chegou sem vida, fato ocorrido na madrugada do dia 27 do mês passado.

Também foi preso o faccionado, identificado como Orelha, acusados de porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, associação criminosa armada e envolvimento de diversos homicídios ocorridos em Bacuri.

O terceiro preso foi o faccionado Bandeira, que de acordo com a polícia, é suspeito de um uma tripla tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil, que ocorreu nessa cidade. Os detidos outros detidos são acusados de homicídios ocorridos nas cidades de Pinheiro e Presidente Sarney como também de porte ilegal de arma de fogo.

Mais prisões
Os faccionados, Unicórnio, Dezenove e Caveirão, foram presos ontem, em São José de Ribamar, acusados de ter assassinado o pescador Fernando dos Santos, no dia 27 de março deste ano, no Miritiua. Eles foram encaminhados para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Segundo a polícia, Fernando dos Santos estava na companhia de mais dois pescadores, voltando de uma pescaria, quando foram abordados por cerca de 20 faccionados. Fernando dos Santos foi confundido com um faccionado rival e foi morto a tiros. O caso está sendo investigado pela equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP).

Na cidade de Caxias foi preso, no último dia 5, um homem, nome não revelado, acusado de ter assassinado a tiros Felipe Luciano da Silva, no dia 15 de novembro do ano passado, no município de Cabeceiras, no estado de Goiás.

Também no dia 5, em Peritoró, foram presos quatro homens acusados de terem cometido um assassinato, nessa cidade, no dia anterior. Em poder dos detidos, a polícia apreendeu uma arma de fogo que teria sido utilizada nesse crime.

SAIBA MAIS

O nome da operação Thânatos refere ao termo utilizado na mitologia grega para a representar a personificação da morte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.