COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
REGISTRO do último encontro físico que tive com o Padre João Dias Rezende. Aconteceu no lançamento dos livros “Em busca de vultos perdidos”, de minha autoria, e “PH – Ícone e Grife da Sociedade”, do jornalista Thiago Bastos, na antiga residência dos Sarney, no Calhau
REGISTRO do último encontro físico que tive com o Padre João Dias Rezende. Aconteceu no lançamento dos livros “Em busca de vultos perdidos”, de minha autoria, e “PH – Ícone e Grife da Sociedade”, do jornalista Thiago Bastos, na antiga residência dos Sarney, no Calhau

Não há pranto que chegue
No dia 26 de março acordei com esta mensagem no Whatshapp do jovem Padre João Dias Rezende: “Bom dia, querido amigo! Passando para comunicar que estou com Covid. Estou bem, medicado, seguindo o tratamento em casa. Desde já agradeço as orações e amizade! Estou nas mãos de meu Boníssimo e Amantíssimo Jesus, de minha Amantíssima Mãe Maria Santíssima e de meu Bom e Amado pai São José. O que Deus permitir eu aceito de bom grado. Viver é Cristo, morrer é lucro, já nos ensina o Apóstolo. Unidos em oração. Como dizia minha amada Santa Madre Teresa de Jesus: Deus lhe pague! Forte abraço virtual!”.

A mensagem era também o prenúncio de uma despedida de um grande, sincero, cordial e atencioso amigo.

Ontem, após mais de um mês em tratamento, o Pe. João Dias Rezende, Pároco de Nossa Senhora da Luz de Paço do Lumiar, não resistiu e partiu. A Covid-19 levou uma legenda, um corpo de luz, um magistral pastor da Igreja Católica, um homem singular em seu sacerdócio.

Quando recebi a mensagem dele, que foi a última, pensei idiotamente que o Padre João Dias Rezende nunca iria morrer, que ele era superior à morte, tão enorme se tornou em vida.

Hoje, confesso comovido e com o coração partido, que não há pranto que chegue para se chorar a morte de tão excepcional figura humana.

Rua inteligente
Com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foi lançado na última quarta-feira, em evento online, o Centro de Inovação do Comércio, que ficará localizado em Londrina (PR).

O projeto vai funcionar como um centro de soluções, identificando oportunidades para que seja possível realizar, na prática, o desenvolvimento de ações não apenas nas lojas e negócios, mas também inovações voltadas para ruas inteligentes.

Vale ressaltar que o projeto vai além do Centro de Inovação em si e promete desdobramentos ainda mais amplos, como a Rua Inteligente do Comércio.

Considerada uma das principais ações nesse sentido, a iniciativa pretende oferecer tecnologias e soluções também fora das lojas, como semáforos inteligentes, postes com Wi-Fi, entre outros pontos de melhoria.

Olho vivo!
Infelizmente existem pessoas que se aproveitam de qualquer situação para“se dar bem”.

Está circulado nas redes sociais e via celular um novo golpe para clonar o seu whatsapp.

Geralmente uma pessoa muito bem educada entra em contato com você, dizendo ser do Ministério da Saúde e que está fazendo uma pesquisa muito rápida de apenas três perguntas sobre a pandemia da Covid-19.

Ei-las: 1 – Você teve algum sintoma da Covid-19? 2 – Você teve contato com alguém que foi diagnosticado com a doença? 3 – Você fez algum exame sorológio ou RTPCR? Se sim, deu reagente ou não-reagente? Pesquisa finalizada, agora você receberá um protocolo via SMS, verifique se recebeu.

Ao passar esse código seu Whatsapp será clonado imediatamente.

Casamentos presenciais
Com a retomada neste mês de maio das atividades presenciais judiciais e administrativas, no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão, também voltaram a ser celebradas as cerimônias de casamento no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau).

É claro que seguindo todas as medidas sanitárias de prevenção à contaminação e à disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

As celebrações de união civil são realizadas pelos cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais.

Vale lembrar que as atividades presenciais estavam suspensas desde o último mês de março, com manutenção do atendimento remoto de todas as unidades administrativas e judiciárias, em virtude do recente agravamento da pandemia da Covid-19 em todo o país.

Resíduos sólidos
A Fiema promoveu ontem uma segunda reunião com o presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, Joabson Costa, para esclarecer dúvidas dos empresários industriais relacionadas à suspensão da coleta de resíduos sólidos pelas empresas que geram mais de 200 litros de lixo por dia.

A entidade empresarial cobra, mais uma vez, do órgão, um direcionamento para solucionar o problema do descarte dos resíduos gerados pelas empresas que foram notificadas pela justiça e que não têm seus rejeitos recolhidos pela Prefeitura de São Luís desde fevereiro deste ano.

Além do superintendente da Fiema, César Augusto Miranda, participaram da reunião os membros do Conselho Temático de Meio Ambiente da Federação.

Coleção Estampas Marajoaras
A sociedade floresceu na era pré-colombiana, na Ilha de Marajó, situada no norte do Pará. A técnica artesanal, altamente avançada para a época, foi o que tornou sua cultura famosa séculos depois. A nova coleção de roupas de cama da Mmartan, assinada pelo renomado estilista Amir Slama especialmente para o Dia das Mães, une inspirações da cultura brasileira com um toque fashionista. A estampa Marajoara reflete essa junção através da releitura dos desenhos típicos presentes nas cerâmicas desenvolvidas pelo povo da Ilha de Marajó.

TRIVIAL VARIADO
Enquanto o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta dizia na CPI da Covid, ganhando as atenções midiáticas, que Bolsonaro sugeriu que ele colocasse a Covid na bula da cloroquina, pipoca aqui que os secretários de Saúde do Nordeste, serão convocados.

Deputados governistas dispararam o tom da reza: os aliados de Bolsonaro tudo fazem para tirar o foco da questão federal e empurrar o abacaxi das supostas falcatruas ou equívocos letais para os governadores.

Cola? Sabe-se lá. Mas em parte ele já atinge o objetivo, como no caso de Fábio Vilas-Boas. O próprio Bolsonaro já disse, como sempre sem apresentar provas, que na dinheirama que ele repassou para os estados ‘teve muito roubo’.
É inegável que a CPI já incomoda o governo. Tanto que ele ensaiou ataque e defesa, algo comum no marketing político. Mas tem contra si, além da bagunça internacionamente badalada no combate à Covid, o recorde de quatro ministros da Saúde em menos de um ano.

Se diz em Brasília que a pandemia que tanto prejudica Bolsonaro é também quem muito o ajuda, já que, num momento de crise não seria bom o impeachment presidencial. Seja como for, os sinais do cenário lá e cá não são bons. Parece mais algo tipo arroz de cuxá no ventilador.

Elizabeth Rodrigues é só alegria com o nascimento, na última terça-feira, do seu neto Luiz Evandro, filho de Evandro Luiz e Érica. Em abril deste ano, o filho Evandro Luiz fez 40 anos. Neste mês, o pai, Luiz Pinho Rodrigues, fez 100 anos. E agora nasceu Luiz Evandro.
“As festas redondas dos Luiz!” – brada a avó coruja.

Rosário Saldanha e o filho Rafael estão de volta à Ilha após um giro por São Paulo e Rio de Janeiro. Da Cidade Maravilhosa trouxeram um grande estoque dos famosos docinhos da Elvira Bona, encomendados pelos amigos para o Dia das Mães. Elvira é representada em São Luís por Rafael Saldanha.

Mais bonita do que nunca, quem está circulando desde ontem na cidade é a modelo internacional e arquiteta Bianca Klamt. Veio passar o Dia das Mães com sua amada Cintia Klamt Motta, que também está em festa com a chegada da filha famosa.

DE RELANCE

Aposta de “Mestre do Sabor”
Com participantes de diferentes regiões do país, o reality culinário “Mestre do Sabor” fez ontem, na TV Mirante/Globo, a estreia de sua terceira temporada. Durante a pandemia, é normal ver pessoas fazendo as vezes de chefs e compartilhando suas receitas nas redes sociais. Percebendo esse fenômeno, os criadores do “Mestre do Sabor” prepararam uma nova temporada para valorizar ainda mais a culinária nacional. Assim, os espectadores puderam se deliciar a distância com os pratos dos primeiros candidatos da terceira fase da disputa.

Aposta de “Mestre do Sabor”...2
Mais uma vez, o programa é apresentado pelo chefs Claude Troisgros e seu fiel escudeiro Batista, com Monique Alfradique no comando dos bastidores. O trio acredita que o grande encanto da atração é mostrar a cozinha de uma forma muito prática. Batista frisa que a identidade nacional segue como um dos pilares das receitas desenvolvidas nas provas: o programa permite mostrar para o público que é possível fazer grandes receitas com ingredientes do dia a dia do brasileiro.

Aposta de “Mestre do Sabor”...3
Assim como a disputa do ano anterior, que premiou o chef paulista Dário Costa, a nova edição terá seis etapas e uma repescagem. Na primeira delas, a fase Prato de Entrada, os candidatos apresentam suas criações e são avaliados às cegas por Kátia Barbosa, Leo Paixão e Rafa Costa e Silva - jurados e líderes dos três times. Destes, 18 chefs avançam para a segunda fase e somente quatro deles chegam à grande final, prevista para julho, ao vivo. O campeão ganha o título de Mestre do Sabor e fatura R$ 250 mil.

Aposta de “Mestre do Sabor”...4
A única alteração desta vez é na quantidade de vagas: um chef a mais passa de fase em uma etapa intermediária, a de Duelos, e quatro cozinheiros integrarão a grande decisão. Troigros avalia que os cozinheiros chegaram bem mais ligados às gravações do reality. Ao mesmo tempo que fazem suas receitas, os participantes precisam lutar contra o tempo para cumprir os pedidos. Por isso, o trio de jurados – que também lidera as equipes da disputa – acredita que o grande campeão deve buscar um equilíbrio entre emoção e competição.

A mãe de todos
Dona Hermínia, a personagem que eternizou o ator e humorista Paulo Gustavo – morto na noite de terça-feira, aos 42 anos, e cremado ontem, era como uma mãe para todos os brasileiros. Palavras e números corroboram a hipérbole. Milhares de pessoas formaram o exército de filhos arregimentado pela trilogia cinematográfica Minha Mãe É uma Peça (2013-2019). É a franquia de maior sucesso na história do cinema brasileiro, com aproximadamente 26 milhões de espectadores. Na semana do Dia das Mães, ficamos todos órfãos da Dona Hermínia.

A mãe de todos...2
Dirigido por Susana Garcia, Minha Mãe É uma Peça 3 tornou-se o segundo título mais assistido no ranking nacional, com público de 11,6 milhões. Só fica atrás dos 12,1 milhões de Nada a Perder (2018), a parte inicial da cinebiografia do pastor Edir Macedo, sobre a qual pairam fortes suspeitas de manipulação do mercado – houve relatos de salas vazias embora todos os ingressos estivessem vendidos.

A mãe de todos...3
Na pele, nas sapatilhas e com os bobs de Dona Hermínia, Paulo Gustavo tinha a habilidade de transformar o drama em piada, o particular em comezinho. Personificou as mães que não largam do pé dos filhos – no caso, Juliano (interpretado por Rodrigo Pandolfo) e Marcelina (Mariana Xavier) – apesar de já estarem bem crescidos, as mães que brigam por causa da tampa não devolvida de um pote de plástico, as mães que se metem na decoração da casa da prole e até na criação dos netos. Mas também as mães que não medem esforços para defender os rebentos, as mães que derramam seu amor sobre nós, as mães que, ora, só pedem um pouquinho de retribuição por tudo o que já fizeram pela gente.

Por um voto
Faltou um voto na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (32 x 33) para que fosse aprovado o parecer do projeto da deputada Chris Tonietto (PSL-RJ), que tipifica como crime de responsabilidade a usurpação de competência pelos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Para escrever na pedra:
“Na arte só têm importância os que criam almas, e não os que reproduzem costumes”. De Eça de Queiroz, romancista português.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.