Pandemia

Maranhão recebe mais nove leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar

Autorizações de leitos do Ministério da Saúde, em caráter excepcional e temporário, são destinadas aos municípios de Pinheiro e Parnarama

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Leitos são voltados para pacientes de Covid-19 que não estão graves
Leitos são voltados para pacientes de Covid-19 que não estão graves (leitos / hospital)

Mais nove leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para atendimento exclusivo aos pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19 foram autorizados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 6, para o estado do Maranhão. A medida reforça os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) em Hospitais Especializados, Unidades Mistas, Hospitais de Pequeno Porte, Prontos Socorros, Unidades de Pronto Atendimento, Hospitais de Campanha e Hospitais Gerais.

As autorizações, em caráter excepcional e temporário, são destinadas para os municípios de Pinheiro e Parnarama. O valor do repasse mensal é de mais de R$ 129,2 mil, correspondente a abril. A portaria que autoriza os leitos está publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Os leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar são voltados para pacientes de Covid-19 que não evoluíram para estado grave, mas que necessitam de suporte de oxigênio.

A autorização ocorre sob demanda dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários. Apesar disso, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença - somente em 2021, já foram autorizados mais de 59 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar no estado maranhense. O investimento é de mais de R$ 991 mil.

Sobre a autorização

O pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

Para a autorização, basta que estados e municípios cadastrem a solicitação na plataforma SAIPS observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação.

Fique por Dentro

Ao todo, 284 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para atendimento aos pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19 foram autorizados pelo Ministério da Saúde nesta quinta, 6. Além do Maranhão, as autorizações, em caráter excepcional e temporário, são destinadas

ao Distrito Federal e aos estados do Ceará, Espírito Santo, Pará, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraíba.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.