Covid-19

Já foram aplicadas 2.341 doses de vacina Pfizer em São Luís

Dados foram atualizados na quarta-feira, 5; a vacina está sendo destinada a pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, pessoas com síndrome de Down, além de pacientes dialíticos, no centro de imunização

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (Vacina Pfizer)

São Luís – De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), 2.341 doses da Vacina Pfizer/BioNTec já foram aplicadas em pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, pessoas com síndrome de Down a partir de 18 anos, além de pacientes dialíticos, até esta quarta-feira, 5. O Estado esteve na Central Municipal de Vacinação (CMV) nesta quinta-feira, 6, e acompanhou mais um dia de vacinação contra o coronavírus em São Luís.

Em nota da Semus foi informado que a campanha de imunização contra a Covid-19 na capital se iniciou com 6.942 doses da vacina Pfizer para o novo público-alvo. “A capital recebeu pouco mais de 10 mil doses de vacina Pfizer. O Município remeteu ao Estado 1 mil doses, para aplicação de públicos específicos do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde”, destacou a pasta.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, até o momento, não há previsão de recebimento de novas doses da vacina Pfizer. A Semus também disse o mesmo.

Locais de Vacinação
A vacina da Pfizer está sendo aplicada, exclusivamente, na Central Municipal de Vacinação, localizada no Multicenter Sebrae (Cohafuma), funcionando das 8h às 18h.

Para receber o imunizante da Pfizer, é preciso levar um documento oficial com foto e laudo médico ou relatório médico que comprove a comorbidade, exceto para pessoas com síndrome de Down.

Nesta quinta-feira, 6, foram vacinadas pessoas com comorbidades na faixa etária de 56 a 55 anos e pessoas com síndrome de Down, a partir dos 18 anos de idade.

No Drive-Trhu, localizado no Espaço Reserva - Shopping da Ilha, foram imunizados os profissionais da saúde entre 26 e 29 anos, que atuam em São Luís e perderam a data da primeira dose.

Os profissionais da educação, das redes municipal e privada acima de 40 anos de idade, estão sendo vacinados no Drive-Trhu do São Luís Shopping e também no Centro Integrado Rio Anil, localizado no antigo Cintra.

Demais grupos
O Estado questionou a Prefeitura de São Luís sobre uma possível interrupção na campanha por falta de doses e, em nota, foi dito que a organização e o ritmo da vacinação, que posicionaram São Luís em destaque nacional como uma das maiores coberturas do país, depende do recebimento de novos lotes de vacina, a partir do repasse feito pelo Ministério da Saúde.

No entanto, nesta quarta-feira, 5, a Semus reprogramou a aplicação de segundas doses da CoronaVac agendadas entre 6 e 8 de maio para o dia 13 de maio. “O atraso de insumos vindos da China prejudicou a entrega de doses da vacina CoronaVac acordada entre o Butantã e o Ministério da Saúde”, afirmou uma postagem da Prefeitura nas redes sociais.

Doses da AstraZeneca
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu ontem, 6, um novo lote de vacinas AstraZeneca. São 111.700 doses do imunizante para a continuidade da imunização de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e também aquelas com deficiência permanente. As doses foram encaminhadas para a Rede de Frio da SES, responsável pela distribuição aos municípios maranhenses.

SAIBA MAIS

Intervalo doses da Pfizer

O Ministério da Saúde orientou estados e municípios que as duas doses sejam aplicadas com 12 semanas de intervalo. Esse, entretanto, não é o intervalo recomendado pela Pfizer.

Em nota técnica, a pasta informa que o intervalo maior foi recomendado com base em estudos feitos no Reino Unido – o país optou por aumentar o espaçamento no início da campanha de vacinação, por causa da escassez de doses.

NÚMEROS

10.500 doses de vacina Pzier/Biontech recebidas
307.579 doses de vacina contra a covid recebidas pela Prefeitura de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.