Pronunciamento

Flávio Dino libera música ao vivo e pequenos eventos em bares e restaurantes

Governador também anunciou nova petição ao STF de autorização para a importação de doses da vacina Sputnik V

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(flávio dino coletiva)

SÃO LUÍS - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou a flexibilização de medidas de enfrentamento à Covid-19 no estado, durante pronunciamento realizado na manhã de hoje.

A partir de segunda-feira, fica permitida a realização de eventos com até 50 pessoas no estado.

Já a partir do dia 17 de maio, serão permitidos eventos com até 100 pessoas.

No dia 15 deste mês passa a ser permitida música ao vivo em bares e restaurantes de todo o território estadual.

"Estamos fazendo uma flexibilização lenta, progressiva, passo a passo, para que nós possamos ter a normalidade, mas sem por em risco a saúde e o esforço sanitários que todos nós temos feito juntos”, afirmou o chefe do Executivo.

Todos as demais medidas de restrição - como o funcionamento de igreja com apenas 50% da capacidade e a limitação de horário para o funcionamento do comércio na Ilha de São Luís, seguem do mesmo modo.

Vacinas

Flávio Dino também anunciou ter ingressado com nova petição junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária seja obrigada a a avaliar um novo pedido de liberação de importação da vacina Sputnik V, produzida na Rússia.

Ele sustenta que há um parecer técnico positivo em relação ao imunizante, de autoria do professor Dr. Amilcar Tanuri da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Dino também declarou que é a favor da quebra temporária (ou suspensão) de patentes das vacinas em uso no mundo atualmente.

Ele alegou que defendeu a posição durante recente reunião de governadores brasileiros com a secretária-geral adjunta da ONU, Amina J. Mohammed.

“Enfatizei, na ocasião, que é muito importante avançar no tema da suspensão temporária de patentes. Porque, isto sim, vai permitir a ampliação da fabricação de vacinas no planeta”, revelou Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.