Previsão

Dia das Mães deverá ser lucrativo para bares e restaurantes de São Luís

Segundo a Abrasel-MA, apesar da permissão para o atendimento presencial, será preciso seguir os protocolos sanitários e evitar aglomerações nos espaços

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Ao contrário de 2020, neste Dia das Mães restaurantes estarão abertos
Ao contrário de 2020, neste Dia das Mães restaurantes estarão abertos (restaurante)

São Luís - Restaurantes de São Luís devem ter um Dia das Mães mais promissor do que em 2020, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Maranhão (Abrasel-MA). Ao contrário do ano passado, quando os espaços estavam fechados e abriram apenas para que os consumidores pudessem fazer seus pedidos ou apanhar as refeições para consumir em casa, devido à pandemia do novo coronavírus, desta vez será possível voltar à tradição de festejar a mãe presencialmente, mas respeitando os protocolos sanitários.

Segundo o presidente da Abrasel-MA, Gustavo Araújo, as expectativas são as melhores para os mais de 160 bares e restaurantes filiados à entidade. “O Dia das Mães é uma data marcada na história do brasileiro como um momento de comemoração e os restaurantes são os alvos principais das famílias, porque é um dia de festejar. Em 2020, nós tivemos o primeiro ano da história com os restaurantes fechados nessa data, apenas funcionando o sistema delivery e o "take-out", ou seja, quando o consumidor faz a retirada do produto para consumir em outro local”, lembrou.

Colapso
Gustavo Araújo contou que, em razão das medidas restritivas contra o novo coronavírus, houve um colapso, porque as pessoas não estavam conseguindo fazer seus pedidos via plataformas, que estavam congestionadas. “As plataformas não estavam dando conta. Este ano, mesmo com as regras de protocolo, ainda tememos transtornos, devido às filas. Logo, sugerimos que o cliente também colabore. Ao perceber que o restaurante está cheio, é aconselhável dirigir-se a outro local, para que possa ter um atendimento com segurança, preservando a saúde. O cliente também tem que fazer o seu papel”, frisou.

O presidente fez um apelo aos donos de restaurantes, para que se preparem e se organizem tanto com relação às plataformas de pedidos delivery quanto na estrutura para atender presencialmente. “É uma questão de sinergia entre clientes e donos de bares e restaurantes. E que as famílias também façam suas refeições respeitando os protocolos, mas que também possam dar espaço para uma possível rotatividade maior. As pessoas costumam demorar entre uma hora e meia e duas horas na mesa. Se todos tiverem consciência, isso vai ajudar muito”, apelou.

Alguns proprietários de restaurantes em atividade em São Luís, preferiram manter o sistema “take-out”, quando o cliente vai até o estabelecimento apanhar o produto. É o caso do empresário Werther Bandeira, dono de um restaurante na Avenida Mário Andreazza, na Cohama. Por isso, ele criou um kit que inclui flores, balão temático, mini-bolo e uma refeição com menu à escolha do cliente. “Batizamos de kit ‘Amor Maior’. Para evitar atrasos nas entregas, todos os kits serão somente sob encomenda e, exclusivamente, para retirada no restaurante, com hora marcada”, informou Werther Bandeira.

Diante da necessidade de cuidados contra a Covid-19, e com propósito de garantir benefícios para os estabelecimentos e clientes, a Abrasel-MA tem orientações contra aglomerações e outros transtornos. Entre outras coisas, o cliente deve realizar a reserva e um bom gerenciamento do tempo é a principal questão. Se o cliente for ao local sem fazer isso, o estabelecimento deve avisar sobre o tempo médio da espera, que pode chegar em até duas horas, para que não haja aglomeração. Assim, ele pode buscar um outro estabelecimento e a fila dilui. Há recomendação para demarcação no chão e, com isso, seja respeitado o espaçamento entre as pessoas. No caso de restaurantes com delivery, que haja um limite de pedidos por hora, já que a tendência é de ter muitos pedidos.

O Dia das Mães é a segunda data que mais dá mais lucro aos comerciantes após o Natal. Porém, foi uma das primeiras que se precisou celebrar em casa, no ano passado. O varejo sentiu redução nas vendas durante essa época, mas este ano, com o crescimento do e-commerce e a flexibilização das medidas, o cenário poderá ser outro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.