Articulações

Costa reafirma posição do MDB de manter diálogo com partidos

Visando 2022, o deputado estadual Roberto Costa disse, em tribuna, que sua missão segue a preceitos internos; ele não descartou nenhuma aliança, nem mesmo com a base do governo local

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Costa: MDB aberto para diálogo
Costa: MDB aberto para diálogo (ROBERTO COSTA)

O deputado estadual Roberto Costa, um dos principais articuladores políticos do MDB, usou ontem a tribuna da Assembleia Legislativa para ratificar posição colocada pela sigla de que o canal de diálogo emedebista está aberto “a ouvir todos os partidos”, visando as eleições do ano que vem. Segundo o parlamentar, é necessário neste momento o diálogo com “todas as forças políticas” do estado. Ele não criou objeção de conversa com partidos da base aliada do governo maranhense.

No pronunciamento, Costa disse que o MDB segue a preceito interno de evitar a obediência de antigas orientações políticas e aplicar interesses partidários. “O adversário do passado se torna o aliado do presente. Por isso, buscamos a ampliação do nosso diálogo com todas as forças políticas do estado. E não estamos fazendo veto a absolutamente ninguém. Até porque num país como nosso, diante desta pandemia, é preciso diminuir a política e fortalecer um projeto único de crescimento do Maranhão”, afirmou o parlamentar.

Costa citou ainda alinhamento para a abertura emedebista com lideranças locais, como a ex-governadora Roseana Sarney, o ex-senador João Alberto, além dos deputados Arnaldo Melo, Socorro Waquim e João Marcelo. “Existe sim um encaminhamento da nossa liderança nacional para o reconhecimento de possíveis acordos entre MDB e outros partidos”, disse.

Aliança

Durante a fala, Roberto Costa não descartou nenhuma possível aliança com uma das correntes políticas que planejam pré-candidaturas para o Palácio em 2022, como o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) e o senador da República, Weverton Rocha, atualmente no PDT.

A tentativa de protagonismo do MDB ou busca por espaços mais claros na corrida eleitoral em 2022 passa pela estratégia de se colocar no centro de poder e com a imagem de compatibilidade com projetos que, aparentemente, são divergentes. Como o partido não deverá sair com candidatura própria para o governo, a sigla busca seguir preceito com base na mudança de orientação do partido no âmbito nacional, que ampliou sua aceitação a outros partidos.

Além de se posicionar no cenário estadual, o MDB também discute como se pautará no contexto nacional. Nem mesmo um apoio ao ex-presidente Lula, que sinaliza para uma candidatura no ano que vem, está descartada.

Recentemente, ao se deslocar pelo país para conversas com membros de outros partidos, Lula conversou com lideranças do MDB. Futuramente, o ex-presidente deve abrir conversas com o também ex-presidente e principal liderança política do MDB, José Sarney.

Todas as forças

A O Estado, após o discurso, Costa reafirmou que a sigla está aberta para conversas e com convites possivelmente encaminhados para reuniões. “São diálogos para a construção de um projeto futuro de partido”, disse. Ele não descartou, por exemplo, siglas como PT, PDT, DEM e PTB. As legendas fazem parte da base do governador Flávio Dino e devem ratear posição entre as candidaturas de Carlos Brandão e Weverton Rocha.

Recentemente, no programa Bastidores, apresentado por Clóvis Cabalau no Bom Dia Mirante, a ex-governadora Roseana Sarney, vista atualmente como o principal ativo político do MDB, disse que estuda a possibilidade de sair como candidata a uma vaga na Câmara dos Deputados.

O plano é visto como fundamental pelo MDB para ocupação de terreno político em Brasília. “Ter uma representante em Brasília como a ex-governadora Roseana [Sarney], que tanto fez pela sigla e pelo nosso estado, seria de enorme impulso ao nosso projeto”, disse Costa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.