Ambiente escolar

ASPA/MA quer plano de segurança em escolas, após ataque em SC

Carta aberta foi lançada à comunidade escolar e à sociedade maranhense para que haja mais segurança nas instituições de ensino em todo o estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Carta Aspa-MA)

A Associação de Pais e Alunos de Instituições de Ensino do Estado do Maranhão (ASPA/MA) lançou ontem uma carta aberta a comunidade escolar e a sociedade maranhense exigindo um plano de segurança nas escolas. Na terça-feira, 4, um jovem, de 18 anos, invadiu uma escola infantil, na cidade de Saudades, em Santa Catarina e assassinou a golpes de faca três crianças com menos de dois anos e duas funcionárias.

A carta aberta foi assinada pelo presidente da ASPA/MA, Marcello de Freitas. No documento, ele relata que mais uma vez os alunos e os profissionais da educação tiveram a sua vida ceifada dentro do ambiente escolar, onde até pouco tempo parecia ser um local mais seguro para todos.

No Brasil já ocorreu esse tipo de ato criminoso nas escolas de Realengo, no Rio de Janeiro; Janaúba, em Minas Gerais; e Saudades, no estado de Santa Catarina. Em todos os casos, os criminosos adentraram, sem dificuldades, na escola e, em seguida, cometeram a chacina.

Esse tipo de situação trazem um sinal de alerta e muitas escolas do Maranhão ainda estão presas a modelos do passado e as autoridades do Estado não abriram os olhos para os riscos iminentes de uma tragédia. Diante desse quadro, a ASPA/MA conclama que todas as autoridades do Estado e a comunidade escolar a inciar o Plano de Segurança Escolar para evitar perdas irreparáveis. Nos estados do Pará e São Paulo já há esse tipo de plano em ação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.