Editorial

Para comodidade e prevenção

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

As facilidades da vida digital estão alcançando cada vez mais pessoas, principalmente impulsionadas pela necessidade desse período de pandemia, e conquistando adeptos pelo mundo todo. Nesse contexto, entram as contas digitais, popularizadas inclusive na hora do saque do auxílio emergencial disponibilizado pelo governo do Brasil. E a comodidade e o conforto de fazer tudo com um simples teclar no celular, claro, deixa a todos enebriados, até porque vai bem além de avanços tecnológicos e, nesse momento, tem a ver com saúde.

Regulamentados no Brasil desde 2016, os bancos digitais há até pouco tempo ocupavam um tímido espaço no mercado brasileiro. Alguns especialistas alertam para possíveis golpes e problemas que podem vir a surgir com o uso de contas digitais, mas a comodidade fala mais alto e cada vez mais as empresas apostam em mecanismos de segurança para garantir a satisfação do cliente com o uso, como no caso de métodos de autenticação utilizados no momento de acessar a conta

Segundo estimativa do setor, entre os anos de 2019 e 2020, o número de usuários de algum banco digital mais que dobrou no Brasil, atingindo a impressionante marca de mais de 65 milhões de usuários ativos. Parece ser um passo sem volta, pois os riscos de contágio, as exigências dos protocolos sanitários e de prevenção à Covid-19 serão uma marca que nos acompanharão ainda por um bom tempo.
Uma das vantagens do banco digital é poder ficar em casa e sair apenas para fazer o que for realmente essencial. E a possibilidade da realização de transações e pagamentos sem a necessidade de locomoção até uma agência bancária física é muito importante nesse momento.

Afora isso, o atendimento ocorre de maneira online, sem ser preciso enfrentar filas ou qualquer burocracia. Nos bancos digitais, é possível fazer as principais operações bancárias, como pagamentos e transferências. E, para começar, o processo de abertura de conta ocorre com o preenchimento de dados básicos, como nome, CPF e endereço e o envio de foto do usuário e do documento, fácil e rápido. Se ocorrer algum problema, pode-se resolver com as ferramentas disponibilizadas nas plataformas, que possui um espaço dedicado ao atendimento e, nos casos mais complicados, faz-se isso por telefone ou e-mail.

Também é possível, em caso de roubo ou furto, realizar o bloqueio do cartão pelo próprio aplicativo, em menos de 5 minutos, e já solicitar uma nova via.
Para quem quer ainda mais comodidade, muitas contas digitais possuem a tecnologia contactless, que permite fazer compras com o cartão, sem a necessidade de inseri-lo em uma máquina, bastando apenas a aproximação do cartão. Como pode-se ver, é importante tanto para a segurança digital do usuário, como também para sua proteção contra o coronavírus.
Há ainda outras vantagens das contas digitais, como os cartões, sem taxas e anuidades, e, claro, a facilidade nos pagamentos online.

Com certeza, é um caminho sem volta. Ao que parece, é bom tanto para garantir a tranquilidade no atendimento quanto para a prevenção aos riscos do coronavírus. Então, que venham mais investimentos na área


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.