Estado Maior

Nova tentativa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve se manifestar ainda esta semana sobre a possibilidade de reanálise da vacina Sputnik V, cuja autorização para a importação foi negada pelo órgão na semana passada.

A agência recebeu, nas últimas horas (de acordo com informações do Consórcio Nordeste), o documento de 55 páginas enviado pelo Instituto Gamaleya que contesta termos técnicos que geraram a recusa da importação.

A partir da reavaliação dos dados e envio das informações requeridas pela Anvisa, o Consórcio Nordeste estima que um novo parecer possa ser elaborado. De acordo com o Consórcio, ainda em março deste ano, 37 milhões de doses foram compradas de forma antecipada. No entanto, os valores da compra ainda não foram repassados.

Na sexta-feira, 30, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), informou que os lotes destinados ao Consórcio inclusive foram separados pelo governo russo. No entanto, a ausência de autorização pela Anvisa inviabiliza, de acordo com o gestor, a importação dos imunizantes e posterior uso dos mesmos no Plano de Imunização.

Ainda segundo Dino, os governadores não descartam uma ação no Supremo Tribunal Federal caso, com a apresentação de novos documentos, mesmo assim a Anvisa não autorize a importação.

Surpresa
A fala do vereador Paulo Victor (PCdoB), na reabertura dos trabalhos na Câmara, deu um tom surpreendente ao que pode ser o retorno das atividades híbridas do Parlamento em São Luís.

Segundo ele, em nome do governador Flávio Dino (PCdoB), as portas do Palácio dos Leões estão abertas para receber o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos).

De acordo com Victor, não se gerencia uma cidade sem um convênio direto ou indireto com o Governo.

Aberto ao diálogo
O governador Flávio Dino (PCdoB), segundo o vereador Paulo Victor (PCdoB), está disponível para conversar com o prefeito Eduardo Braide (Podemos).

No entanto, este discurso de parcimônia não foi visto, por exemplo, em 2020, quando Dino não derrotou Braide, apesar da formação de um consórcio de candidaturas, segundo opositores.

Nem mesmo o reconhecimento formal da vitória de Braide o governador Dino fez.

Surpreendeu
O prefeito Eduardo Braide não explicou o motivo da mudança no comando da pastada da Educação. Ao indicar Esmênia Miranda para o posto, no início da gestão, ele recebeu elogios de diversos setores da sociedade.

Esmênia também não entrou em detalhes sobre a troca, e não informou se foi ela quem pediu para deixar a Semed.

Antes disso, contudo, já havia um burburinho dando conta de que ela poderia ser a primeira auxiliar a cair de posto.

Confiança
Novo titular da Educação, Marco Moura agradeceu o prefeito por ter sido indicado para a secretaria.

- Agradeço a confiança do prefeito Eduardo Braide para o desafio de liderar a pasta da Educação Municipal. Daremos continuidade ao trabalho iniciado pela vice-prefeita Esmênia, que de forma brilhante conduziu o tema nos primeiros 120 dias de gestão – afirmou ele.

Moura ressaltou que “Educação é o caminho”

Ataque
O secretário de Cidades do governo Flávio Dino (PCdoB), deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), partiu para o ataque contra o senador Roberto Rocha (sem partido).

Nas redes, o ex-tucano compartilhou declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falando em “arrancar o PCdoB do Maranhão”. Jerry sentiu:

- Roberto Rocha não seria jamais senador sem o apoio do PCdoB do Maranhão em 2014.

A propósito, após trair o grupo que o elegeu, o sonolento senador amargou uma acachapante derrota em 2018, quando rastejou em 2% dos votos -, escreveu.

DE OLHO

12 MIL CESTAS FORAM ENTREGUES pelo Governo do Maranhão a famílias carentes do estado por meio do programa Comida na Mesa.

Acirramento
Os ânimos estão acirrados entre comunistas e bolsonaristas no Maranhão desde o fim de semana, quando apoiadores de Bolsonaro fizeram grandes mobilizações pelo país.

Nas redes, o governador Flávio Dino (PCdoB) provocou o presidente e seus apoiadores, e ironizou os atos convocados para o Dia do Trabalhador.

- O presidente pediu um ‘sinal’. Então, os apoiadores restantes deram o tal sinal (“eu autorizo”). E o que acontecerá amanhã? A especialidade de Bolsonaro: NADA. No máximo, algumas bravatas no “cercadinho”. Depois, o ócio de sempre. Trabalho? Chance zero -, escreveu o comunista.

E MAIS

• Sem conceder reajuste a servidores públicos do Estado há quase sete anos, Dino tratou de direitos trabalhistas em artigo por ocasião do Dia do Trabalhador.

• Em Barra do Corda para o aniversário da cidade, Josimar de Maranhãozinho reafirmou pré-candidatura ao governo e disse que lutará contra a pobreza.

• Enquanto a vacinação contra a Covid-19 avança no Maranhão, Itaipava do Grajaú, Buriti Bravo, Matões do Norte e Boa Vista do Gurupi eram as únicas cidades com cobertura vacinal abaixo de 60% até sábado, 1º.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.