Editorial

Dia das Mães e pandemia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

No próximo domingo será celebrado o Dia das Mães, uma data muito importante para o aquecimento das vendas do comércio, que vê a data com expectativa, mesmo em um período de pandemia. Segundo estimativas da Confederação Nacional de Comércios, Bens, Serviços e Turismos (CNC), a data deve movimentar cerca de R$12,12 bilhões e deve ser considerada um alívio para as vendas diante de um cenário ainda tão complicado economicamente causados pela Coronavírus.

No entanto, para além da data comercial, o Dia das Mães, este ano vem com o significado diferente. E, mesmo em meio as comemorações do possível aumento de vendas, cabe a prudência. Do lado dos lojistas, cumprir os protocolos sanitários exigidos e ampliar a oferta de serviços online, protegendo tanto seus clientes quanto seus funcionários.

Para os restaurantes, essa estratégia ainda é mais desafiadora, pois a data era tradicionalmente um dia de muito movimento, então é preciso trazer novidades, como ampliar serviços de delivery e surpresas como forma de agradar a seus clientes e participar da homenagem tão tradicional do dia das mães.

Essas mudanças são de fundamental importância, pois estamos passando pelo segundo ano da pandemia mundial do Coronavírus e, no Brasil, ainda temos consequências trágicas, com números avançados de contaminados e já ultrapassamos o número de 400 mil mortos pela doença. No Maranhão, já passamos de 7 mil vidas perdidas.

Por mais que haja esforços dos governos estaduais e municipais, a campanha de vacinação no país ainda se encontra em um processo lento, pois o país demorou a negociar a compra de vacinas. A lentidão do processo vacinal é apenas uma das preocupações, de acordo com especialistas, mesmo com a vacinação, ainda é preciso cautela, pois as variações do vírus ainda não são amplamente conhecidas, alguns estimam ainda que relaxar as medidas podem trazer mais uma nova onda de aumentos dos casos da doença e, cada vez, mais letal. Portanto, mesmo com a vacinação, o recomendável mesmo é nunca descuidar dos cuidados e seguir com todos os protocolos sanitários, que inclui higienização das mãos, uso de máscaras e o doloroso distanciamento social, que, durante esse ano, afastou muitos familiares como forma de proteção, mas trouxe como efeitos muita saudade e efeitos negativos para a saúde mental da população.

Com as medidas, provavelmente, os tradicionais almoços em família não devem acontecer, como forma de proteger os familiares. Além disso, a data também representa saudade, muitas famílias perderam pessoas queridas ao longo da pandemia, pais, mães, filhos, várias pessoas da mesma família. Várias famílias vão passar o Dia das Mães com o sentimento de saudade, como um dos efeitos tristes da pandemia mundial que ceifou vidas, sonhos, empregos e muitos planos.

Para quem vai celebrar a data, é importante seguir os protocolos sanitários, desde a compra dos presentes, até possíveis celebrações em casa. A pandemia do Coronavírus só vai ser controlada com a ajuda de todos para evitar a circulação do vírus. Então, celebre, mas não esqueça de se cuidar.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.