Diálogo

Câmara tem ensaio de aproximação entre Governo e Prefeitura

Segundo o vereador Paulo Victor, mensagem foi encaminhada pelo próprio governador Flávio Dino; para o parlamentar, é preciso pensar na cidade

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Paulo Victor)

SÃO LUÍS - A volta das sessões híbridas na Câmara de São Luís, na manhã de ontem, 3, foi marcada pela presença de alguns parlamentares e pelo aceno feito por representante partidário do governador Flávio Dino (PCdoB) à liderança do Executivo Municipal no parlamento. Ao usar o Pequeno Expediente, o vereador de São Luís, Paulo Victor, disse que – em nome do governador do Estado – as “portas” do Palácio dos Leões estão abertas para o diálogo com o prefeito Eduardo Braide (Podemos).

Segundo Paulo Victor, a mensagem foi encaminhada pelo próprio chefe do Executivo estadual. Para o parlamentar, é preciso pensar na cidade.
“A partir de hoje [ontem] uso essa tribuna de forma propositiva, na divulgação das obras que o Governo do Maranhão tem feito pela nossa cidade. E trago um convite, com a autorização do governador Flávio Dino, ao prefeito Eduardo Braide. A porta do Palácio está de portas abertas. Não existe governar a cidade sem um convênio direto ou indireto com o governo do Maranhão. Até hoje, não houve uma agenda com o prefeito de São Luís. Para que se desenvolva um trabalho positivo por São Luís”, disse o vereador do PCdoB.

Após o pronunciamento, o parlamentar foi parabenizado pelo presidente da Mesa Diretora, Osmar Filho (PDT). Ele foi sucedido pelo líder do Governo Municipal na Casa, Marcial Lima (Podemos).

Para Marcial, a declaração do colega parlamentar comunista foi esclarecedora. “Posso detalhar novamente na sessão de amanhã [hoje]. Mas eu queria somente dizer ao Paulo Victor que o caminho é este. O caminho institucional para a nossa cidade tem que ser assim. A campanha política passa, mas o mais importante. A briga fica na eleição, depois devemos governar pela cidade”, disse.

Segundo Marcial, o prefeito Braide não se negará a cumprir agenda com o governador Flávio Dino (PCdoB).

Repercussão - O assunto deve repercutir novamente nos trabalhos da Casa de hoje (4). O líder do Governo Municipal, Marcial Lima, prometeu encaminhar o convite do governador Flávio Dino ao prefeito Braide. “Vou ligar para o prefeito agora mesmo e enviar esta mensagem. As disputas políticas devem mesmo ficar, em determinados momentos, em segundo plano”, disse.

Este foi o primeiro sinal mais claro de tentativa de diálogo entre a administração municipal e estadual. Ao contrário da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), em que agendas com o seu aliado, Flávio Dino, eram comuns, com Eduardo Braide, por ora, não foi cumprida qualquer atividade compartilhada.

O duelo entre Governo e Prefeitura é visto, por exemplo, na gestão da pandemia. Recentemente, houve divergência entre a posição da gestão estadual de saúde quanto à inclusão dos professores no público-alvo e a administração da saúde municipal. Enquanto o Estado defendia a tese de que havia vacinas, o Município argumentava de que faltavam doses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.