Vacinação

Anvisa deve se manifestar esta semana sobre nova análise da vacina Sputnik V

A partir da reavaliação dos dados e envio das informações requeridas pela Anvisa, o Consórcio Nordeste estima que um novo parecer possa ser elaborado

Thiago Bastos / Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(vacina Sputinik V)

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve se manifestar ainda esta semana sobre a possibilidade de reanálise da vacina Sputnik V, cuja autorização para a importação foi negada pelo órgão na semana passada. A agência recebeu, nas últimas horas (de acordo com informações do Consórcio Nordeste), o documento de 55 páginas enviado pelo Instituto Gamaleya que contesta termos técnicos que geraram a recusa da importação.

A partir da reavaliação dos dados e envio das informações requeridas pela Anvisa, o Consórcio Nordeste estima que um novo parecer possa ser elaborado. De acordo com o Consórcio, ainda em março deste ano, 37 milhões de doses foram compradas de forma antecipada. No entanto, os valores da compra ainda não foram repassados.

Na sexta-feira, dia 30 de abril, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), informou que os lotes destinados ao Consórcio inclusive foram separados pelo governo russo. No entanto, a ausência de autorização pela Anvisa inviabiliza, de acordo com o gestor, a importação dos imunizantes e posterior uso dos mesmos no Plano de Imunização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.