Em um mês

Porto do Itaqui atinge três milhões de toneladas de cargas movimentadas em abril

Números são resultados, principalmente, das operações do entreposto de combustíveis e incremento da soja

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Navio SPI Gratitude, um dos que desatracaram no Porto do Itaqui este mês
Navio SPI Gratitude, um dos que desatracaram no Porto do Itaqui este mês (navio itaqui)

São Luís - O Porto do Itaqui bateu a marca de três milhões de toneladas de cargas movimentadas em um único mês e superou o recorde anterior de movimentação mensal, obtido em agosto de 2019, quando registrou 2,88 milhões de toneladas. No acumulado do quadrimestre, o volume de cargas contabilizado até agora é de 9,1 milhões de toneladas, um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano passado (6,8 milhões de toneladas).

O resultado foi impactado, principalmente, pelas operações do entreposto de combustíveis e pelo incremento da soja. Com mais de 970 mil toneladas movimentadas, o volume de granéis líquidos dobrou em relação ao mesmo período de 2020. Se forem contabilizadas só as operações de entreposto, a alta é de 250%, passando de 154 mil toneladas movimentadas em abril de 2020 para 535 mil toneladas neste mês. Já a soja, que ainda não atingiu o pico da safra, bateu 1,7 milhão de toneladas exportadas, volume 45% maior que em abril passado.

Para o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, mais do que um recorde, esses números elevam o Itaqui a um novo patamar e demonstram a confiança dos investidores e clientes. “Essa marca reflete o trabalho implementado e os investimentos públicos e privados efetivados a partir de 2015 e reafirma a importância econômica do Itaqui para o nosso estado e para o país. Importante notar que o nosso compromisso com a saúde e segurança das pessoas e das operações, e o respeito ao meio ambiente, vem aliando excelência logística, e competitividade a sustentabilidade e inovação”, afirma.

O gerente do Terminal da Transpetro em São Luís, Eduardo Rocha Bastos, destacou como fatores determinantes para o alcance deste resultado nos combustíveis “o sistema de gestão da EMAP, que busca através de ampliações e investimentos tornar o Porto do Itaqui um hub para receber grandes navios (importados ou via cabotagem) e distribuir por ferrovias, rodovias e transbordo para navios de menor capacidade, visando o atendimento ao consumo das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país”. A empresa é um dos principais operadores logísticos de combustíveis no Itaqui.

Resultados

A gestão do Porto do Itaqui tem concentrado esforços para aumentar a produtividade por meio de investimentos em infraestrutura e tecnologia, potencializados pela atração de investimentos privados, tudo isso com foco em resultados e melhoria contínua. Implantação de operações com três ternos, realização de manobras simultâneas, capacitação das equipes e digitalização de processos são algumas iniciativas que levaram o porto a uma crescente otimização das janelas operacionais.

A expectativa é de que essa marca de três milhões de toneladas se mantenha nos próximos meses, fechando 2021 com mais de 26 milhões de toneladas movimentadas. O volume de granéis líquidos segue em crescimento também no curto e médio prazos, com a conclusão das obras do Tequimar-Ultracargo (ainda neste ano), ampliação do Terminal da Granel Química e o recente arrendamento de mais quatro áreas para movimentação, armazenagem e distribuição de combustíveis. O leilão dessas áreas atraiu mais de R$ 800 milhões de investimentos para o Itaqui.

Considerado um dos principais portos do agronegócio brasileiro e hub de combustíveis da região Centro-Norte do país, o Porto do Itaqui firma-se também como referência em gestão e eficiência operacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.