Estado Maior

Prestígio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

No último dia 24, o ex-presidente da República, José Sarney, completou 91 anos. Ele recebeu homenagens e ainda receberá como a sessão especial do Senado. Pelo respeito à trajetória política e também literária, as comemorações pelo aniversário do ex-presidente do Senado não poderiam ser diferentes.

E entre as homenagens, teve a do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que na quinta-feira, 29, foi a
residência de José Sarney para tomar café da manhã. Durante a conversa, amenidades e troca de gentilezas. Mas,
claro, a política não poderia faltar.

José Sarney também receberá a visita do expresidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro entre eles deve ocorrer nos próximos dias, quando o petista chega a Brasília. Lula vai também cumprimentar Sarney pelo seu aniversário, mas a política
deverá ser o centro de boa parte da conversa entre os ex-presidentes.

Uma trajetória de mais de 60 anos de vida pública permite a José Sarney conseguir dialogar com dois extremos da política no Brasil atual. Ele conversa com Bolsonaro - idolatrado pela extrema direita - e também senta com Lula - considerado o líder maior da esquerda.

Documentos
Na entrevista coletiva desta sexta-feira, 30, o governador Flávio Dino (PCdoB) informou que o Consórcio Nordeste recebeu os documentos da Gamaleya, da Rússia, sobre a vacina Sputnik.

Segundo Dino, nos documentos, o instituto russo contesta interpretação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a eficácia do imunizante.

O parecer, feito em 55 páginas, já está com a Anvisa e os governadores do Nordeste vão se reunir nos próximos dias para definir o que farão após resposta da agência.

Justiça de novo
O governador disse ainda que o comitê científico do Consórcio Nordeste considera que a vacina russa não apresenta riscos à saúde.

E devido a este parecer, e também à contestação do instituto da Rússia, pode haver a possibilidade de uma nova ação judicial do Governo do Maranhão contra a Anvisa.

Mas mesmo falando dessa possibilidade, Flávio Dino preferiu o tom ameno ao falar do tema e assim manter o discurso de se guiar pela ciência.

Ainda com restrições
Sobre as medidas restritivas, o governador decidiu manter por mais uma semana as regras vigentes.

O setor de eventos e também o cultural vão continuar proibidos de funcionar. Outros setores de serviços, como salão e academia, continuarão funcionando com 50% de sua capacidade.

Os horários de funcionamento também continuam restritos. Dino disse que o mais provável é que talvez em 15 dias algumas restrições comecem a cair.

Consórcio na mira
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que acontece no Senado Federal, vai investigar a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste.

Documentos já estão sendo pedidos para os governos estaduais para que se analise o que aconteceu na compra dos aparelhos em que a empresa recebeu R$ 48 milhões e não entregou os respiradores.

Este episódio, que envolve o governo do Maranhão, já é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF).

Elogio
Em entrevista, ontem, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) destacou o papel dos colegas da bancada maranhense Aluísio Mendes (PSC) e Hildo Rocha (MDB) para o atual momento do Centro Espacial de Alcântara (CEA).

Presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal à época da assinatura do acordo entre EUA e Brasil, o filho do presidente Bolsonaro mencionou o apoio de Mendes e Rocha para o desfecho favorável da questão no Legislativo federal.

Eduardo Bolsonaro falava das empresas selecionadas para realizar operações na Base de Alcântara.

DE OLHO

1,5 milhão DE DOSES das vacinas contra a Covid-19 já chegaram ao Maranhão desde o fim de janeiro deste ano.

Possibilidade
A possibilidade de o Ministério Público de Contas (MPC) recorrer à Justiça para garantir a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) é real.

Uma ala do MPC acredita que a cadeira de Nonato Lago, que se aposenta em setembro, deve ser para um procurador de Contas.

Pela Constituição Federal, das sete vagas de conselheiro do TCE existentes, uma deve ser ocupada pelo MPC. Aqui no Maranhão, nunca houve um procurador de Contas escolhido conselheiro.

E MAIS

• Se o MPC entrar na Justiça pela vaga, deverá haver uma batalha baseada na Súmula do Supremo Tribunal Federal 653.

• O senador Roberto Rocha (sem partido) não conseguiu avançar nas conversas para se filiar ao PSD. Gilberto Kassab aceitou a vinda do senador, mas não daria a direção ao ex-tucano.

• O que mais complica para Roberto Rocha na escolha do partido é que ele busca uma legenda que caiba o presidente Jair Bolsonaro nela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.