Transformação

Leitores antigos e mais novos do melhor conteúdo

A apuração, a melhor foto e texto preciso são detalhes pensados na construção da informação visando o leitor

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Manoel é um dos mais antigos leitores de O Estado
Manoel é um dos mais antigos leitores de O Estado (leitor)

São Luís - A razão de viver do jornal O Estado do Maranhão foi e sempre será o compromisso com o seu leitor. É através de quem lê ou acessa as plataformas da marca que O Estado se mantém à frente da agenda pública e como gerador de pautas diárias de notícia. A apuração, a discussão sobre a melhor forma de posicionamento de fotos, a melhor frase, o texto mais preciso são detalhes pensados visando o cliente ou o ente final do processo de construção da informação: o leitor.

A ele ou ela dedica-se horas e mais horas de trabalho, objetivando a produção da edição que vai às bancas ou ao ar nas redes específicas no dia seguinte.

Seu Manoel Fonseca, de 82 anos, foi por muitos anos professor universitário e atualmente é morador do João Paulo onde divide o lar com a esposa, dona Enilde. Ele representa a gente simples, que busca a informação de qualidade, se orgulha de ler as páginas de O Estado Maranhão desde o início da década de 1970. “Eu busco sempre onde está a melhor informação, e para mim está nas páginas de O Estado. É um orgulho muito grande neste momento tão singelo ser lembrado pelo jornal que consumo todos os dias”, afirmou.

Já a jovem Nathalia Licya Nunes recentemente decidiu ligar o seu nome à marca de O Estado, em especial devido à assinatura digital. O conteúdo, compartilhado nas redes (Instagram, Twitter) e ainda em oestadoma.com é consumido pela jovem. “Leio O Estado, pois sei que lá estará a informação precisa e de qualidade. E ainda em tempos de fake news, é fundamental que nós nos informemos com quem preza por isso”, afirmou.

Edições atuais e o futuro
A fim de reduzir a presença de pessoas da equipe na Redação, o jornal impresso está circulando com apenas um caderno, exceto em edições especiais e aos fins de semana. A edição de sábado/domingo circula atualmente com três cadernos, incluindo a Revista PH. Com a redução do noticiário impresso, o conteúdo digital foi reforçado, incluindo maior movimentação das redes sociais e mais conteúdo no site de O Estado.

LEIA TAMBÉM:

O Estado: o jornal que mudou sua forma, sem perder a credibilidade

A mudança de jornal Do Dia para O Estado

Um jornal precursor, inventivo e com cor

Um jornal que faz parte do cotidiano: mudanças e atual conjectura de O Estado

Os 62 anos de O Estado do Maranhão

Podcasts semanais (A Ronda e Politicast) também acrescentam conteúdo exclusivo aos leitores. Além destes, há o Liga O Estado, programa das plataformas web de O Estado que há três anos produz conteúdo acerca dos times maranhenses no futebol e em outras modalidades.

Recentemente, O Estado acrescentou em seu cartel de produções os programas Giro Político (outro podcast semanal que aborda tema de interesse político e social) e o Cartas na Mesa, projeto em parceria com o portal Imirante.com e cuja exibição ocorre às sextas-feiras, com posterior compartilhamento nas plataformas de O Estado.

Nas próximas semanas, será entregue aos leitores e internautas, em especial do ramo do esporte, o podcast “Prorrogação”. Idealizado pela editoria de Esportes de O Estado, o programa também debaterá uma vez por semana assuntos atemporais ligados às diversas modalidades esportivas, em especial o futebol.

Últimos anos – Jornal O Estado

2007

O Jornal O Estado otimiza-se com a pré-impressão através da aquisição de um CTP (Computer-to-Plate, ou computador para chapa). Com ele, as chapas matizes passam a ser geradas diretamente no arquivo digital, sem a necessidade da produção de um intermediário (fotolito);

2009

Reformas no projeto gráfico do jornal quanto ao parque gráfico, com aumento de 219 para 354 metros quadrados;

2015

Inauguração de novo site, incorporado de vez o jornal à era digital;

2016

Seguindo uma tendência do mercado nacional, O Estado lança em março deste ano a superedição de fim de semana e consolida a integração multimídia, sendo pioneiro no Maranhão;

2017

Novo layout para o site e estreia de novas colunas;

2018

Estreia de Liga O Estado e novos programas voltados para as eleições do referido ano;

2020/2021

Estreiam novos programas, como A Ronda, Abordagem, Politicast, Cartas na Mesa, Giro Político e, em breve, o Prorrogação (podcast de Esportes)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.