Artigo

Dia do Trabalho

José Carlos Sousa Silva *

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

Primeiro de maio é “Dia do Trabalho”, que é merecedor de destaque e de completa aceitação e de ampla divulgação sobre o seu valor e significado na história de cada pessoa que alcançou trabalhando muito o pleno sucesso na vida.

No trabalho estão as forças interiores e exteriores de todas as pessoas realmente trabalhadoras.

O trabalho é atividade física e intelectual aplicada habitualmente para a produção da riqueza ou do essencial para o viver de cada pessoa. Ele expressa o exercício lícito de uma profissão, função ou ofício.

As pessoas, que gostam de trabalhar, sabem vencer as dificuldades e alcançam merecidamente os seus objetivos e sob o amparo da legalidade e do justo nas suas realizações.

Estas pessoas são dignas do respeito, da admiração, dos aplausos e de homenagens no “Dia do Trabalho”, especialmente.

O Trabalho é realmente indispensável na vida e pela vida de qualquer pessoa.

Quem não reconhecer esta sua importância não sabe e não gosta de trabalhar. É simplesmente preguiçoso e não faz nada de bom para ninguém nem mesmo para si.

O preguiçoso não é merecedor sequer de ter nascido e, se assim nasceu, a preguiça conduzirá o seu corpo até a morte e logo será esquecido.

O trabalhador é, sem dúvida, o construtor perfeito nas suas atividades físicas e intelectuais. Ele nasceu perfeito, completo, e sabe viver sempre crescendo e fazendo o bem para todas as pessoas merecedoras.

Trabalhar exige auxílio permanente do estudar. Quem trabalha e estuda vence dificuldades e muito cresce durante a vida e será sempre bem recebido e aplaudido no lugar a que chegar, pois soube unir os seus trabalhos com os seus estudos.

Todas as pessoas, ainda jovens, merecem e devem ser bem orientadas e ensinadas sempre sobre o valor, a grandeza e a importância do trabalho na sua própria vida e de todas as pessoas na sua família e no seu meio social.

Quem trabalha e estuda sempre sabe fazer o melhor e produzir o essencial durante a vida e assim lhe garantindo o sucesso nas suas realizações.

Quem sempre estuda é porque gosta de estudar e sabe que assim poderá ampliar a suas próprias inteligência e cultura no crescimento e no desenvolvimento completo no trabalho objetivando sempre o melhor.

No trabalho e no Estudo permanentes estão lições indispensáveis para que as ações e omissões de cada pessoa sejam realmente benéficas.

“Dia do Trabalho” é um excelente espelho e através do qual podem ser encontrados o passado, o presente e o futuro sempre garantidor do melhor para a humanidade.

“Dia do Trabalho” é, portanto, um magnífico palco e no qual devem ser postas as suas lições, que são, sem dúvida, benéficas para crianças, jovens, adultos e idosos.

Se não fosse através do trabalho e do Estudo realmente ninguém teria obtido sucesso na vida, por isso, estes dois instrumentos essenciais, devem estar sempre juntos, bem unidos, do nascer ao morrer de cada pessoa, garantindo-lhe a felicidade em toda a vida.

O homem e a mulher devem estar sempre bem unidos na vida, nos seus trabalhos e nos seus estudos e assim pensando, sentindo e falando sobre a completa eficácia através de suas realizações benéficas a fim de que permaneçam nos cérebros e nos corações das pessoas da família e do meio social.

* Advogado, jornalista e professor universitário.

Membro da Academia Maranhense de Letras.

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.