Dra. Patrícia Lima, endocrinologista

Com dedicação e amor pela medicina

A médica veio ao Maranhão com 17 anos, estudar medicina; Patrícia Lima é apaixonada pela profissão e ama escutar a história de cada paciente

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Dra. Patrícia Lima
Dra. Patrícia Lima (patrícia lima)

São Luís – Quando ainda era criança no Piauí, a hoje endocrinologista Patrícia Lima, não imaginava ser médica, o desejo pela área só surgiu na adolescência, durante o processo de vestibular. “Nos primeiros anos [da faculdade] a gente não tem tanto contato com o paciente. Aquela relação pessoal e eu acho que à medida que a gente vai fazendo isso a gente vai se apaixonando mais”,contou, em entrevista para O Estado. Foi assim que a médica se interessou pela área clínica, Patrícia ama ter contato com os seus pacientes e ouvir suas histórias.

Apaixonada pelo estudo da diabetes e obesidade, está no Maranhão há 19 anos, formou-se em medicina em 2008 na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e concluiu sua residência em 2015, no Hospital Universitário (HU-UFMA). Ela é uma das sócias da Clínica Endo + Espaço de Saúde, um ambiente pensado para dar suporte completo ao paciente em diversas áreas médicas, mas com maior foco na endocrinologia.

Ela recebeu a equipe de reportagem no seu consultório, localizado na Av. dos Holandeses, Ed. Tech Office, Ponta da Areia. Além da obesidade e diabetes, a médica também trabalha com doenças de tireoide, doenças de ossos, e algumas outras doenças que são menos específicas e que, segundo ela, algumas pessoas nem sabem que o endocrinologista trata, como a osteoporose, e a doença de síndrome metabólica.

“Então eu acho que hoje para você praticar uma boa medicina você realmente tem de fazer o que você gosta. Senão a gente não vai ter nem a paciência de conversar com os pacientes, explicar as coisas”, disse.

Área de atuação

A escolha pela endocrinologia aconteceu em parte pela influência do marido, o Dr. Roclides Lima, que é cirurgião bariátrico. “Eu comecei a acompanhá-lo nos congressos, antes mesmo de pensar em fazer endocrinologia. E aí eu fui gostando me apaixonando pelo estudo da diabetes e da obesidade, que é uma área difícil, tratar a obesidade não é fácil, lidar com uma doença em que pessoas precisam ter mudança de comportamento, não é fácil, então, ela requer disciplina do paciente, mas ela requer uma interação e uma confiança muito grande do paciente o médico. E aí eu comecei a acompanhar, ir nos congressos de obesidade, e aí decidi fazer endocrinologia”, destacou.

“A obesidade é uma doença também, é uma doença crônica e ela precisa de um acompanhamento contínuo, independente se o paciente fez um tratamento com remédio, com cirurgia ou só com dieta, ele precisa sempre fazer esse acompanhamento, então o endocrinologista hoje é o médico que consegue fazer essa avaliação, tratar quando necessário e indicar um tratamento específico para ele”, afirmou.

Endo + Espaço de Saúde

Na Endo +, quatro endocrinologistas – contando com a Dra. Patrícia Lima – compõem o time de sócios, a Dra. Roberta Duailibe, Dra. Thayana Linhares, Dr. Herialdo Pelucio. “Nós nos unimos para montar um serviço em que a gente pudesse ter um suporte mais completo para o paciente. Então a gente faz o atendimento clínico aqui, temos uma equipe multidisciplinar, nutricionista com foco em nutrição funcional, tratamento de doenças crônicas, como diabetes, obesidade, pacientes que têm uma nutrição esportiva ou mesmo aquele paciente que quer ter uma alimentação mais saudável, então a gente conta com três nutricionistas na equipe”, explicou Patrícia.

O local também conta com um psicólogo, para atender pacientes que, por exemplo, tenham algum tipo de compulsão alimentar. “A gente sabe que hoje a obesidade também tem uma associação com uma alteração de comportamento e principalmente essa questão de compulsão alimentar, vícios. E a gente é importante também nesse foco da saúde mental”, frisou.

A clínica dispõe ainda, de um cirurgião, quando indicado pelos profissionais. Além de uma nefrologista, que é uma médica especialista em doenças renais. “Poucas pessoas sabem, mas o paciente diabético que não se trata de forma adequada, pode ter doença nos rins, e muitas das vezes silenciosa e sem sintomas o que pode levar, inclusive à perda dos rins e hemodiálise. Então essas doenças são prevenidas pela nefrologista”, ressaltou a médica.

Para Patrícia, o objetivo da clínica é fazer o tratamento do paciente da maneira mais completa possível, sendo assim, a Endo + também possui um time de educadores físicos, que podem fazer avaliação corporal e prescrição de exercícios físicos. “A gente precisa realmente dessa adesão da mudança do estilo de vida. E aí só assim a gente consegue ter um resultado bom”, frisou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.