Cartas na Mesa

Cartas na Mesa discute eleições 2022 e polêmica entre Anvisa e Sputnik V

Os últimos movimentos da disputa eleitoral de 2022 e a polêmica envolvendo a decisão da Anvisa de barrar a Sputnik V são os temas desta edição

Gilberto Léda / Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

SÃO LUÍS - Os jornalistas Clóvis Cabalau, Carla Lima e Gilberto Léda comentaram nesta sexta-feira, 30, no Cartas na Mesa, os últimos movimentos da disputa eleitoral de 2022 no Maranhão e a polêmica envolvendo a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de barrar a importação da vacina russa Sputnik V por estados e municípios.

Sobre as eleições do ano que vem, o destaque foram as recentes reuniões ocorridas no Palácio dos Leões entre o governador Flávio Dino (PCdoB) e aliados do vice-governador, Carlos Brandão (PSDB).

O tucano é pré-candidato a governador e tem tentado construir uma base de apoio. Por isso, articulou a chegada do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSDB) no governo Dino – será diretor no Porto do Itaqui – e viabilizou um reencontro entre o chefe do Executivo estadual e o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL). Ambos estavam rompidos desde 2018.

A respeito da proibição de importação da Sputnik V, os jornalistas destacaram que, apesar de a decisão da Anvisa haver desagradado governadores do Norte e do Nordeste, aparentemente eles receberam com cautela o resultado do julgamento, uma vez que evitaram politizar o assunto, dando crédito à agência reguladora.

O panorama da vacinação, o debate sobre a criação de novos grupos prioritários e a chegada de novas doses de vacinas também foi alvo de comentários.

O Cartas na Mesa vai ao ar todas as sextas-feiras, ao vivo, a partir das 16h, e fica disponível aos leitores, após sua exibição, no canal do Imirante.com no YouTube e nos sites de O Estado e do Imirante.com


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.