Estado Maior

Censo "é dinheiro"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

Ao acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Censo Demográfico de 2021 fosse realizado pelo Governo Federal, a gestão do Maranhão indica a preocupação com as políticas públicas que precisam ser executadas e o recenseamento fornece dados que balizam essas execuções. Mas, há outra preocupação do governador Flávio Dino (PCdoB) que não é dita por ele nas redes sociais sobre a não realização do censo. A última contagem populacional e todas as demais características da população foi efetuada em 2010. E é nestes dados que se baseia a divisão do bolo tributário no Brasil. Ou seja, os resultados estatísticos servem de parâmetro para saber quanto cada cidade receberá de repasse federal. Estes números são a base nos quais o Tribunal de Contas da União (TCU) define as cotas do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além de fornecer informações imprescindíveis para a distribuição orçamentária das pastas da Educação, Cultura, Saúde e Infraestrutura, baseadas no número e distribuição da população. Logo, não é somente uma preocupação com as políticas públicas, até porque para desenvolver quaisquer delas, são necessários recursos.

Comemoração
Ao saber da decisão do ministro do STF, Marco Aurélio Mello, de determinar a realização do censo de 2021, o governador maranhense comemorou. Até porque esta é a segunda ação que o governo do Maranhão logra êxito no Supremo em menos de 30 dias. A primeira diz respeito ao prazo para a Anvisa analisar o pedido emergencial de liberação da importação da vacina russa Sputnik V.

Empossado
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), participou ontem da posse do secretário de Estado, Carlos Lula, no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Carlos Lula foi reeleito para o cargo e conduzirá a entidade. Para o secretário, trata-se novamente de uma “grande responsabilidade”, elevada em decorrência da pandemia.

Rever
A Procuradoria-Geral do Estado do Maranhão (PGE-MA) admitiu à coluna que o prazo estipulado para terminar amanhã sobre ingresso ou não no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Sputnik V poderá ser revisto. O governo russo foi acionado pelo Consórcio Nordeste para apresentar as informações requeridas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A Anvisa também quer mais detalhes acerca da estrutura de fabricação e armazenamento das doses.

Articulação
O deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) esteve no Palácio dos Leões em reunião com Flávio Dino e Carlos Brandão (PSDB). A pauta, claro, as eleições do próximo ano. Dino tem recebido lideranças no Palácio dos Leões. Os mais próximos de Brandão afirmam que são movimentos do governador a favor de seu vice, para a consolidação de seu nome para a disputa pelo governo em 2022.

Eventos I
O deputado César Pires ainda espera uma resposta do governor Flávio Dino para o setor de eventos. Ele lembra que empresários e profissionais da área passam por sérias dificuldades financeiras. E defende que o governo do Maranhão garanta benefícios como a isenção de impostos para os empresários

DE OLHO

7,14 MILHÕES

É O NÚMERO da população do Maranhão, segundo estimativa do IBGE de 2020. Censo de 2021 pode confirmar o tamanho populacional do estado.

Eventos II
“Além dos proprietários, há dezenas de decoradores, cerimonialistas, garçons e outros profissionais que servem a essas organizações empresariais”, destaca César Pires. Ele informa que muitas casas de eventos foram alugadas para igrejas ou venderam seus equipamentos, na tentativa de sobreviver. “Há que se considerar também os problemas emocionais gerados por essa crise. É preciso que o governo estenda suas mãos para essas pessoas”, defende.

E MAIS

• E ainda sobre César Pires (PV), ele esteve em Brasília para uma reunião com a direção nacional do PSD

• Pires esteve com o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, e com o presidente do partido no Maranhão, deputado Edilázio Júnior.

•Ao que tudo indica, “a passagem” de César Pires para o PSD já está na mão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.