Eventos

Luiz Pazzini: saudades e homenagens

Vida e obra do professor e dramaturgo falecido há um ano serão lembradas amanhã, em evento virtual

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Pazzini deixou  legado para as artes  cênicas
Pazzini deixou legado para as artes cênicas (Pazzini)

São Luís - Há um ano a cena cultural do Maranhão perdia, de formarematura, o professor honoris causa mestre da Universidade Federal do Maranhão e dramaturgo, Luiz Pazzini. Para homenageá-lo estão previstas uma série de atividades encabeçadas pelo grupo de teatro Cena Aberta. Amanhã, às 19h, data do falecimento do homenageado, ocorre o #OcupaCena, no canal do grupo no Youtube.

Esta edição do #OcupaCena terá na programação a transmissão ao vivo de vídeo inédito de Luiz Pazzini com a obra "O homem do Elevador", seguido de um sarau virtual com amigos, colegas de trabalho e ex-alunos do professor, na plataforma Zoom, onde todos poderão prestar a sua homenagem individualmente mediante inscrição via chat. Os links de acesso estarão disponíveis no perfil do Instagram do Grupo Cena Aberta.

Na ação, iniciada este mês, cada integrante do grupo Cena Aberta ocupa a rede social da companhia para dividir memórias sobre o grupo e que estariam relacionadas às memórias e ensinamento de Luiz Pazzini. “Estamos com essa ocupação desde o início do mês de abril e a cada semana houve uma programação diferente da outra, onde dividimos com o público nossas experiências individuais e coletivas através de fotos, vídeos, lives, digitalizações, matérias de jornal, etc. usando as ferramentas do instagram de post, story, IGTV e Reels”, destaca Tiago Andrade, um dos integrantes do grupo.

“As próximas edições do #OcupaCena serão no Instagram, por mais duas semanas seguidas, ainda revisitando memórias e experiências de pessoas que fizeram parte da história do grupo e do Prof. h.c. Me Luiz Pazzini”, adianta Tiago Andrade.

Honoris Causa
Dentre as muitas homenagens recebidas postumamente por Luiz Pazzini, está o título de Honoris Causa concedido a ele pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado, ano passado. Além disto, foram realizados eventos como Pazzini Alive, uma live homenagem em seu primeiro mês de partida e que reuniu amigos artistas; vídeo-diálogo "Luiz Pazzini - transgressões estéticas na cena teatral contemporânea", realizado pelo grupo Cena Aberta, no projeto Derresol Cultural, do Sesc MA; webinar "Luiz Pazzini e Negro Cosme em Movimento: Memórias e processos educativos contemporâneos", na XV Semana de Teatro do Maranhão; chamada para submissão de artigos, ensaios e entrevistas para o dossiê exclusivo "Luiz Pazzini - Teatro de Memórias e Processos Educativos", realizado pela revista Rascunhos, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com organização de Gilberto Martins e Victor Silper, entre outros.

Eventos
Outras atividades em homenagem ao professor estão planejadas mas ainda não têm datas conformadas. Trata-se da inauguração do Teatro da UFMA, na Praia Grande, que será batizado com o seu nome e onde também haverá um memorial em sua homenagem.
Além disto estão programados o lançamento do dossiê "Luiz Pazzini - Teatro de Memórias e Processos Educativos", realizado pela revista Rascunhos Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas (UFU); e a exposição "Luiz Pazzini: vida e obra de um Teatro de Memórias", pelo Sesc MA.
A casa de Pazzini no Centro de São Luís está sendo cuidada pelos integrantes do Grupo Cena Aberta, enquanto o inventário não é finalizado. l

Saiba Mais

Luiz Pazzini
Nasceu no interior de São Paulo e morou no Maranhão por 20 anos. Cursou Artes Dramáticas na Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes na mesma universidade. Foi ator, diretor e professor do Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão desde 1992. Faleceu no dia 29 de abril de 2020 em consequência da Covid-19.

Serviço
O quê

#OcupaCena

Onde

Redes sociais frupo Cena Aberta

Quando

Amanhã, às 19h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.