Base de Alcântara

AEB anuncia hoje parcerias para lançamento no CLA

A Agência Espacial Brasileira fará solenidade virtual para efetivar parcerias em Alcântara

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
A Agência Espacial Brasileira (AEB) anuncia hoje, em solenidade virtual, a partir das 17h, as primeiras parcerias efetivadas com empresas privadas que passarão a explorar o Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão
A Agência Espacial Brasileira (AEB) anuncia hoje, em solenidade virtual, a partir das 17h, as primeiras parcerias efetivadas com empresas privadas que passarão a explorar o Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão (Base de alcântara)

A Agência Espacial Brasileira (AEB) anuncia hoje, em solenidade virtual, a partir das 17h, as primeiras parcerias efetivadas com empresas privadas que passarão a explorar o Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão.

Diferentes países já manifestaram interesse em realizar operações a partir de Alcântara. Em resposta a esse primeiro chamamento público, quatorze empresas enviaram sua respectiva documentação inicial. Destas, nove apresentaram propostas finais, entre brasileiras e estrangeiras.

A fase seguinte consistirá na negociação com a Aeronáutica – a responsável pela gestão do Centro – para fins de estabelecimento dos primeiros contratos de prestação de serviços: um marco para a história de Alcântara e para o Programa Espacial Brasileiro.

Segundo o órgão, o interesse de mais parceiros segue crescendo, notadamente após a homologação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) pelo governo federal, em janeiro de 2020. Em entrevista ao Estadão, o presidente da AEB, Carlos Moura, detalhou alguns dos projetos que podem ser desenvolvidos a partir dessas primeiras parcerias.

"A base de Alcântara é nossa joia da coroa, um local privilegiado, onde vamos receber diversos tipos de operação. E não se tratar de ser alugada ou estendida. A Aeronáutica é o órgão que opera a base, com serviços e logística, é ela que vai prestar serviços para as empresas", comentou Moura. "Poderemos receber veículos lançadores ou mesmo empresas que queiram se implantar na base e fazer lançamento de forma contínua."

A agência afirma que os trabalhos em conjunto para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro continuaram ininterruptos após a assinatura do AST, com a criação da Comissão de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA), em agosto do ano passado. Cita, ainda, a contribuição da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) no processo.

“O esforço envolve também ações com entidades e empresas do setor privado maranhense. O objetivo é implementar, em conjunto, o Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA). Destaca-se a importante participação da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e de instituições regionais para que o desenvolvimento aconteça de forma integrada. O PDI-CEA é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de Alcântara, com a realização de ações que possam melhorar a região em torno do centro de lançamento”, diz uma nota publicada no site da AEB na semana passada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.