Avanço

Senac lança programa de modernização de unidades educacionais

Uma das linhas de investimento é voltada à inovação do ensino focada em salas de aula avançadas, tecnologias educacionais e outros projetos afins

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Modelos de salas de aula inovadoras que serão instaladas pelo Senac em unidades educacionais
Modelos de salas de aula inovadoras que serão instaladas pelo Senac em unidades educacionais (salas imovadoras)

Tendo em vista os desafios gerenciais enfrentados pelo Senac em nível nacional diante dos impactos da pandemia do coronavírus nas atividades da Instituição, e considerando a crescente necessidade de incorporação de modelos digitais de produção e distribuição de produtos e serviços, foi lançado pelo Senac Nacional, o Programa Extraordinário de Fomento à Modernização do Senac. No Maranhão, o lançamento oficial aconteceu na manhã da última terça-feira, 20, e contou com a participação do Presidente do Conselho Regional do Senac, e do Sistema Fecomércio no Maranhão, José Arteiro da Silva, do Diretor Regional do Senac, José Ahirton Batista Lopes, e da diretora de Educação Profissional, Daniela Nogueira.

Durante o lançamento, que ocorreu de forma remota, os gerentes das unidades educacionais do Senac em todo o Estado puderam apresentar demandas de modernização de acordo com as especificidades de cada cidade. O investimento do programa vai atender as instalações do Senac nas cidades de São Luís (incluindo Restaurante Escola), Imperatriz, Caxias, Bacabal, Santa Inês, Pinheiro, Balsas e Timon.

De acordo com o Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, a iniciativa reafirma o compromisso da Instituição em se manter sempre alinhada às demandas atuais de mercado e ao desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras. “Estamos muito otimistas com os resultados que teremos com a realização do Programa de Modernização do Senac, pois sabemos da importância de possibilitar aos alunos cursos de qualificação profissional em ambientes de aprendizagem totalmente adaptados às novas tecnologias, facilitando o ensino, desenvolvendo competências, e atendendo às expectativas do mundo do trabalho”, destacou.

O programa compreende duas linhas de investimento, uma delas, a Inovação Educacional, é focada em salas de aula inovadoras, tecnologias educacionais – com ênfase em objetos digitais de aprendizagem, a fim de proporcionar maior sustentação à implementação de educação flexível – e demais projetos inovadores. A segunda linha trata-se da Modernização das Unidades do Senac, no que diz respeito aos projetos voltados à equalização da infraestrutura (projetos de engenharia e arquitetura, obras civis, fiscalização, mobiliário e equipamentos).

No que diz respeito à implantação de salas de aula inovadoras, o Senac vai adotar ambientes educacionais que permitam múltiplas configurações e promovam, por meio do acesso a recursos variados, a integração entre metodologia, tecnologia e espaço. Esses espaços facilitam o desenvolvimento de competências e as experiências de ensino e aprendizagem mais ativas. O projeto espelhou-se em modelos de diversas instituições nacionais e internacionais como as Salas de Aula do Futuro (Future Classroom Lab – FCL), os espaços colaborativos de aprendizagem do Tknikam, o Projeto Nave (Núcleo de Aceleração e Valorização da Estácio), e a Sala de Aula Experimental do Senac em São Paulo.

Todo o trabalho contará ainda com recursos destinados à capacitação de instrutores e equipes pedagógicas, no intuito de garantir a melhor implementação das iniciativas. A ideia é que, ainda no primeiro semestre deste ano, o Programa seja executado em todas as unidades educacionais do Senac.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.