Estado Maior

Por sinal, sem Sputnik

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitou a importação da vacina Sputnik V. Na reunião extraordinária ocorrida ontem, os técnicos que analisam o imunizante da Rússia apresentaram pareceres com problemas que complicam a liberação da vacina.

Problemas na vacina e na empresa que fabrica o imunizante foram identificados pela equipe técnica da Anvisa. Houve ainda impossibilidade de vistoria em parte dos locais por falta de autorização do governo russo.

Diante do pedido negado, o Maranhão e demais governos do Nordeste, não poderão importar a Sputnik V.

O protocolo de compra de mais de 37 milhões de doses – sendo 4,6 milhões somente para o Maranhão – não poderá avançar.

Vale lembrar que a Anvisa teve que apressar a análise da vacina russa devido a uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, estabelecendo o dia 28 deste mês para definir sobre a liberação ou não do imunizante.

Resta saber agora quais os próximos passos da Anvisa e também dos governos estaduais sobre a Sputnik V.

Sem negociação
O senador Roberto Rocha (sem partido) negou informação publicada no jornal O Globo de que ele estaria negociando sua filiação no Republicanos, do deputado Cléber Verde.
Rocha diz que não há qualquer tipo de conversa para sua entrada no Republicanos. Esta não é a primeira vez que há informações do tipo.
Antes do Republicanos, já havia sido cogitada a ida do senador para o PSD e PTB. O Patriotas também já foi colocado como possibilidade de destino partidário de Rocha.

Eleições
A ex-governadora Roseana Sarney (MDB), em entrevista à rádio Mirante AM, deu indicativo de que vai mesmo disputar as eleições de 2022.
Segundo ela, o mais provável é que vá concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.
Mesmo com esta possibilidade, o nome da ex-governadora é cogitado pelo seu partido para concorrer ao governo estadual.

Convenção
E esta possibilidade de Roseana Sarney ser candidata a governadora deve nortear a convenção estadual do MDB.
Roberto Costa afirmou ainda que na questão majoritária “o partido irá discutir de forma ampla com todas as forças políticas do estado sem fazer restrições”.
O encontro do partido vai ocorrer dia 2 de julho. Além do debate sobre eleições, claro, a legenda vai escolher a nova direção estadual.

Nova alíquota
A Prefeitura de São Luís anunciou ontem que os servidores públicos municipais passarão a pagar alíquota previdenciária maior a partir deste mês de abril.
O percentual a ser pago sairá de 11% para 14%, conforme lei aprovada em dezembro do ano passado.
A lei é uma adaptação a reforma da Previdência aprovada pelo Congresso Nacional em 2019.

De Olho

7.129 mortos

por Covid-19 no Maranhão desde abril de 2020.

Prorrogação
A Câmara Municipal de São Luís prorrogou mais uma vez a portaria que suspendeu as atividades presenciais na Casa.
Assim, o trabalho do legislativo municipal vai continuar sendo remoto até o próximo dia 30 de abril.
As sessões estão acontecendo normalmente por videoconferência. Somente a reunião da CCJ é que acontece de forma presencial.

De volta
O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou o retorno do ex-governador, José Reinaldo Tavares (PSDB), para o governo maranhense.
O tucano assume a diretoria de relações institucionais do Porto do Itaqui. Segundo Dino, Tavares tem experiência no poder público e relações boas com o setor privado.
Com isso, ele poderá criar projetos para que novos investimentos cheguem ao Porto do Itaqui.

E Mais

• O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) vai realizar fiscalização nos municípios do Estado com menores percentuais de cobertura na campanha de vacinação contra o novo coronavírus.

• O objetivo do órgão é identificar as ações adotadas pelos municípios no processo de imunização de suas populações.

• Além disto, a ideia é prevenir a ocorrência de desvios e fraudes na execução dos planos de vacinação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.