Jogos Olímpicos

Maranhense fica fora da Tóquio-21, mas visa evolução

Frederico Castro competiu sem apoio na Seletiva Olímpica e projeta dias melhores com patrocínios

Maria Assunção Arraes de Moraes / Especial para O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Frederico Castro disputou seletiva no Rio de Janeiro
Frederico Castro disputou seletiva no Rio de Janeiro (FREDERICO CASTRO NATAÇÃO )

SÃO LUÍS - O nadador maranhense Frederico Veloso de Castro, de 31 anos, competiu nos 100 metros nado borboleta por uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio, no último dia 24, na Seletiva Olímpica de Natação realizada no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), reduziu o público consideravelmente em virtude da pandemia e classificou 18 nomes para os Jogos Olímpicos, dentre os quais, lamentavelmente não está o do nadador maranhense, apesar de toda dedicação e esforço.

Frederico se lançou na seletiva sem clube, sem treinador e equipe de apoio, nem piscina adequada para treinar e recém curado da Covid-19.

O sonho olímpico, a paixão pela natação, que faz parte de sua vida desde tenra idade, motivaram o atleta a brigar com “tubarões”.
A dificuldade para garantir patrocínio em tempo hábil também afetou o rendimento, porém corajoso, desafiando tudo, todos e a si mesmo, Fred Castro competiu com muita dignidade, pelo Maranhão, consagrando-se o mais valente da Seletiva Olímpico de Natação.

Dias melhores

Segundo o atleta, as expectativas são as melhores, visto que agora com o apoio do Grupo Mateus e da Sedel, através da Lei de Incentivo ao Esporte, ele irá participar das competições internacionais em piscina semi-olímpica.

“Foram em piscinas de 25 metros que consegui meus resultados mais expressivos. Vamos seguir em frente. Os demais atletas que competiram contam com uma excelente estrutura e staff que otimizam a alta performance deles, sim. Mas todos dão o seu melhor diariamente. Máximo respeito por todos. Obrigado pela torcida, obrigado aos parceiros. Temos muitas competições importantes ao longo do ano e continuo me preparando, nem sempre como eu gostaria, mas sempre com compromisso e esforço”, declarou Frederico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.