Covid-19

Prefeitura de Imperatriz esclarece sobre doses vencidas de vacina

Dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (¿Profissional de saúde prepara dose da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech)

Imperatriz - A Prefeitura de Imperatriz esclarece que não houve aplicação de doses vencidas e é inconsistente a informação do quantitativo de duas doses, uma vez que os frascos das vacinas tem em média 10 doses em cada.

Segundo o levantamento do portal de notícias, o problema envolve as doses de três lotes de vacinas produzidas pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, fabricadas na Índia e importadas prontas pelo Brasil, os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005.

Desses lotes, a cidade recebeu apenas o lote 4120Z005 no dia 03/02/2021, com 2690 doses (269 frascos) que venceria em 14 de abril. No entanto, todas as doses foram aplicadas até 28 de fevereiro de 2021 em trabalhadores da saúde, paciente dialítico e paciente oncológico; portanto, dentro do prazo de validade.

Todos os lotes utilizados, garante a Prefeitura, encontram-se com a data de validade correta. E as doses, quando chegam ao município, são aplicadas de imediato, não ultrapassado 2 dias de aplicação, e caca vez menos tempo em estoque.

A Secretaria de Saúde tem um controle interno da aplicação dia a dia, e cada vacinado leva para casa sua carteira de vacinação com data de aplicação de retorno.

Portanto, quanto às doses entregues em Imperatriz trata-se de uma inconsistência nos dados informados ao Governo Federal. A falha será reportada à plataforma SIPNI - Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização - para que o Ministério da Saúde corrija eventuais falhas de digitação ou liberar para que os próprios municípios façam a correção. Pois essa função ainda não é disponibilizada em sistema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.