Política | Bancada do MA

Parlamentares maranhenses ocupam lugares de destaque no Congresso Nacional

Deputados e senadores do Maranhão vem se destacando nacionalmente com posições de destaque nas duas Casas
José Linhares Júnior/ Carla Lima25/04/2021 às 07h00
Parlamentares maranhenses ocupam lugares de destaque no Congresso NacionalNo Congresso Nacional, maranhenses estão ocupando posição de destaque (Agência Brasil)

Na semana passada o deputado federal Aluísio Mendes (PSC-MA) foi confirmado no cargo de líder do bloco formado por PSC, PROS e PTB. Antes, o parlamentar já havia ocupado a vice-liderança no extinto bloco formado PSL, PL, PP, PSD, Republicanos, PTB, PROS, Podemos, PSC, Avante e Patriota. Além de Mendes, a senadora Eliziane Gama (Cidadania) também é líder no Senado. Ela lidera o bloco Senado Independente que tem além do partido dela, o PDT, Rede e PSB.

Antes deles, os senadores Weverton Rocha e Roberto Rocha desempenharam a função de líder no Senado. Weverton, até janeiro deste ano, liderou o PDT na Casa. Roberto Rocha, enquanto estava no PSDB, liderou o partido até o fim de 2020.

Já entre os deputados, dos 18 membros maranhenses na Casa, seis parlamentares ocupam posições de destaque.

O deputado federal André Fufuca (PP) foi reconduzido à vice-presidência do partido Progressistas na semana passada. A legenda é uma das maiores do país. O parlamentar é vice-líder do bloco PSL, PL, PP, PSD, MDB, PSDB, Republicanos, DEM, Solidariedade, Podemos, Avante e Patriota.

Além de Fufuca, também são vice-líderes no maior bloco da Casa os deputados Juscelino Filho (DEM) e Gil Cutrim (Republicanos). O deputado federal Bira do Pindaré (PSB), que tem se destacado por uma oposição ferrenha ao Governo Federal, é vice-líder da bancada do PSB.

O prestígio dos maranhenses também é percebido em comissões parlamentares, que são órgãos temáticos formados para debater e votar as propostas legislativas relacionadas a seus temas.

Atualmente uma das comissões mais importantes do Congresso Nacional, a que estuda a PEC 045/19, referente à Reforma Tributária, é presidida pelo senador Roberto Rocha (sem partido). E o vice-líder desta comissão mista é outro maranhense: o deputado Hildo Rocha (MDB).

Ainda exercem cargos em comissões importantes o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB), relator da Subcomissão da Base de Alcântara, e Juscelino Filho, na Subcomissão Permanente Previdência Social.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte