Nova remessa

Maranhão recebe mais 86,6 mil doses de vacina contra a Covid-19 do MS

Até agora, foram enviadas ao estado 1,58 milhão de doses de imunizantes da AstraZeneca/Oxford, da Fiocruz, e da Coronavac, do Instituto Butantan

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Caixas com doses de vacina contra a Covid-19 são retiradas de avião em esteira
Caixas com doses de vacina contra a Covid-19 são retiradas de avião em esteira (vacinas ma)

Mais 86,6 mil doses de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde ao Maranhão chegarqam ontem para distribuição aos municípios. Neste lote, estado recebeu 67 mil doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 19,6 mil doses da Coronavac, do Instituto Butantan – os dois imunizantes são produzidos no Brasil com matéria-prima importada. A população maranhense já recebeu, ao todo, mais de 1,58 milhão de doses de vacinas covid-19. A divisão entre os estados e Distrito Federal é feita de forma proporcional e igualitária.

Essa nova remessa enviada às Unidades Federativas (UF) nesta semana faz parte do lote com 3,5 milhões de doses de vacinas covid-19 recebidos pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o 12º informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), as doses são destinadas para a vacinação de idosos entre 60 e 69 anos e agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Nesta leva, parte das vacinas é destinada para a primeira dose e a outra parcela para a segunda aplicação.

O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina do Butantan e 12 semanas para as doses da Fiocruz. A estratégia de distribuição para aplicação da primeira e segunda doses é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios.

O Ministério da Saúde está coordenando a 14ª pauta de distribuição de doses para a campanha de vacinação contra a covid-19, iniciada no dia 18 de janeiro. Até o momento, contando com esse novo lote, já foram destinadas a todas as Unidades Federativas mais de 57,3 milhões de doses de imunizantes, com um alcance de aproximadamente 32,6 milhões de brasileiros.

Até o dia 22 de abril, mais de 34 milhões de doses já foram aplicadas. O andamento da vacinação no país pode ser acompanhado pela plataforma LocalizaSUS.

Pfizer
O Ministério da Saúde prepara a distribuição e aplicaçao da vacina Pfizer/BioNTech no Brasil. Será montada uma forla tarefa que envolverá tosdos os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Kit intubação
Para reforçar o tratamento de pacientes internados com covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva em todo o Brasil, o Ministério da Saúde deve receber mais de 1,5 milhão de medicamentos de Intubação Orotraqueal (IOT). A primeira remessa dos insumos que fazem parte do “kit intubação” deve chegar até o fim da próxima semana. Para garantir um aporte maior de medicamentos, o Ministério lança um pregão internacional para a aquisição de novos insumos ainda esta semana.

Um dos lotes é composto por 80 mil itens do kit que foram doados pelo governo da Espanha. Além dos mais de 2 milhões já entregues aos estados, outros 1,1 milhão de remédios foram doados pela empresa Vale do Rio Doce em parceria com um conjunto de empresas brasileiras. Desses, 900 mil chegam até o fim da próxima semana e outros 200 mil na primeira semana do mês de maio.

As informações foram divulgadas pelo ministro Marcelo Queiroga em coletiva à imprensa. Segundo Queiroga, o Ministério da Saúde tem atuado sempre alinhado com o Conass e Conasems para ampliar a oferta e a produção dos kits de intubação.

Mais

Vacinômetro

Até ontem, 1.059.209 doses de vacinas contra a Covid-19 haviam sido aplicadas no Maranhão, segundo a plataforma Vacinômetro, mantida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O número corresponde a uma cobertura de 79,84% de doses aplicadas em relação à quantidade de doses recebidas. No estado, até o momento, 771 pessoas tomaram a primeira dose e 285.525 tomaram as duas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.