Covid-19

Senador cobra informações sobre doses aplicadas diretamente pelo Estado

Roberto Rocha (sem partido) enviou ofício para a Secretaria Estadual de Saúde pedindo informações sobre a vacinação contra a Covid-19 no Maranhão

Gilberto Léda/ Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Roberto Rocha quer explicações sobre aplicação de vacinas pela gestão estadual
Roberto Rocha quer explicações sobre aplicação de vacinas pela gestão estadual (Roberto Rocha)

O senador Roberto Rocha (sem partido) anunciou na quinta-feira, 22, o envio de ofício ao Governo do Maranhão cobrando informações sobre a vacinação contra Covid-19 no Maranhão.

Ele alega que o pedido justifica-se pelo fato de haver notícias de que o Executivo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), esta aplicando vacinas diretamente em alguns grupos de maranhenses, em vez de repassar todas as doses dos imunizantes às prefeituras.

Rocha diz que isso não é permitido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

"No Brasil, o Plano Nacional de Imunização contra a COVID-19 deixa clara a responsabilidade de cada esfera de governo: a União adquire as vacinas, os Estados as distribuem e os Municípios realizam a vacinação. No entanto, no Maranhão, há fortes indícios de que o Governo do Estado vem retendo e aplicando diretamente parte das doses enviadas pelo Governo Federal, que deveriam ser repassadas aos municípios maranhenses", destacou ele, em postagem nas redes.

O senador quer saber exatamente "quantas doses foram aplicadas pelo Governo do Estado sem o envolvimento das prefeituras, bem como a quantidade de doses entregues a cada município e quais os critérios utilizados para a distribuição".

"Levarei o caso também ao conhecimento do Ministério da Saúde e das demais autoridades federais competentes", completou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.