Vacinação

MA recebe mais 86,6 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Serão 67 mil doses da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outras 19,6 mil doses da Coronavac do Instituto Butantan

Gilberto Léda/ Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Mais 86,6 mil doses de vacina contra a Covid-19 chega ao Maranhão nesta sexta-feira, 23
Mais 86,6 mil doses de vacina contra a Covid-19 chega ao Maranhão nesta sexta-feira, 23 (vacina contra a covid)

Mais 86,6 mil doses de vacinas covid-19 estão sendo enviadas ao Maranhão pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 23. O estado irá receber 67 mil de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 19,6 mil doses da Coronavac, do Instituto Butantan – os dois imunizantes são produzidos no Brasil com matéria-prima importada. A população maranhense já recebeu, ao todo, mais de 1,58 milhão de doses de vacinas covid-19. A divisão entre os estados e Distrito Federal é feita de forma proporcional e igualitária.

Essa nova remessa enviada às Unidades Federativas (UF) nesta semana faz parte do lote com 3,5 milhões de doses de vacinas covid-19 recebidos pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o 12º informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), as doses são destinadas para a vacinação de idosos entre 60 e 69 anos e agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Nesta leva, parte das vacinas é destinada para a primeira dose e a outra parcela para a segunda aplicação.

O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina do Butantan e 12 semanas para as doses da Fiocruz. A estratégia de distribuição para aplicação da primeira e segunda doses é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.