Alerta

Empresa de segurança cibernética alerta para golpes usando filmes indicados ao Oscar 2021

Cibercriminosos aproveitaram a lista de indicados a categoria Melhor Filme para roubar dados bancários e disseminar malware

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Exemplo de site de phishing oferecendo filmes concorrendo ao Oscar 2021
Exemplo de site de phishing oferecendo filmes concorrendo ao Oscar 2021 (golpe filme)

São Paulo - Após algumas mudanças por conta da pandemia da covid-19, a premiação do Oscar 2021 acontecerá neste domingo, dia 25 de abril. A cerimônia acontecerá, pela primeira vez, de forma virtual e será realizada em diversos locais além dos Estados Unidos, como Londres, na Inglaterra, e Paris, na França. O que não mudou foi a tática de cibercriminosos em aproveitar o interesse do público em assistir os filmes indicados para espalhar arquivos maliciosos - neste ano, os golpistas estão usando como mote os filmes que concorrem à categoria Melhor Filme.

Os pesquisadores da Kaspersky, empresa internacional de cibersegurança, têm encontrado vários sites de phishing oferecendo streaming gratuito de filmes como Judas e O Messias Negro, Mank, Minari: Em Busca da Felicidade, Nomadland, Bela Vingança, Som do Silêncio, Meu Pai e Os 7 de Chicago. O golpe acontece da seguinte forma: usuários acessam um site que exibe os primeiros minutos de cada longa-metragem. Porém para assistir ao restante do filme, as vítimas precisam preencher um formulário informando a região onde reside e fornecer detalhes de seus dados bancários. Depois de algum tempo, uma quantia é cobrada da vítima - e o filme completo não será exibido. Esse tipo de phishing é amplamente disseminado e considerado um dos mais populares entre os cibercriminosos.

Os especialistas da empresa de cibersegurança também analisaram atividades maliciosas relacionadas à download ilegal dos filmes. Como resultado, encontraram cerca de 80 arquivos que imitam os filmes que concorrem a categoria de Melhor Filme. Analisando os malwares detectados, os especialistas descobriram que quase 70% dos arquivos maliciosos estão disfarçados somente em três filmes: Bela Vingança, Os 7 de Chicago e Judas e o Messias Negro. Este último foi a fonte mais utilizada para espalhar malware (23%), seguido por Bela Vingança (22%) e Os 7 de Chicago (21%).

"Os cibercriminosos sempre tentam monetizar o interesse dos usuários em várias fontes de entretenimento, incluindo filmes. Grandes eventos da indústria cinematográfica podem alavancar o interesse dos golpistas, mas esse tipo de atividade não é mais tão popular como costumava ser. Atualmente, as pessoas estão aderindo mais aos serviços de streaming, que são mais seguros. Mesmo assim, os filmes servem como atração para os cibercriminosos espalharem páginas de phishing e e-mails de spam. É possível evitar este tipo de ataque e os usuários devem estar atentos aos sites que visitam", comenta Fabio Assolini, analista sênior de segurança na Kaspersky .

Para evitar que mais vítimas caiam em programas maliciosos e golpes, a Kaspersky recomenda:

• Checar a autenticidade dos sites antes de preencher dados pessoais e usar apenas fontes oficiais para assistir ou baixar filmes. Sempre confira os formatos da URL, bem como a ortografia do nome da empresa.

• Preste atenção nas extensões dos arquivos que estão sendo baixados. Um arquivo em vídeo nunca terminará em extensões .exe ou .msi, por exemplo.

• Tenha uma solução de segurança confiável instalada, como o Kaspersky Security Cloud, que identifica anexos maliciosos e bloqueia sites de phishing.

• Evite clicar em links que prometam o acesso antecipado à conteúdo inédito. Caso tenha dúvidas sobre a autenticidade do arquivo, confira sempre se está disponível em provedores de entretenimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.