Cidades | Imperatriz

Em 3 horas choveu mais da metade do esperado para todo o mês de abril

Tempestade ocorreu devido o fenômeno conhecido como cumulonimbus, um tipo de nuvem associada a eventos meteorológicos extremos
23/04/2021 às 14h40
Em 3 horas choveu mais da metade do esperado para todo o mês de abril. (Divulgação)

Imperatriz - Na tarde de quinta-feira, 22, Imperatriz registrou forte chuva, gerando três horas interruptas de temporal. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Cemaden, choveu cerca de 80mm de chuva, mais da metade do esperado para todo o mês de abril.

Especialistas explicam que o fenômeno tecnicamente conhecido como cumulonimbus, ocasionou a chuva em elevada quantidade e com volume maior que o habitual para o mês. Cumulonimbus são grandes nuvens consideradas perigosas que podem produzir neve, chuva, granizo, tornados e raios na terra.

O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, destaca que a enxurrada, como é mais conhecida popularmente, teve a sua maior precipitação acumulada no pluviômetro da estação da Secretaria Municipal de saúde, Semus, que fica localizada no Centro de Imperatriz, chegando a 82mm de chuva.

“Foram três horas intensas de chuva concentradas principalmente no Centro, Vila Lobão, Juçara, Beira Rio, Bacuri, Caema e Nova Imperatriz. A nossa equipe automaticamente foi para as ruas fazer todo monitoramento dos pontos alagados, garantindo segurança e reforço à população que estava em situação de risco”, afirma Josiano.

O superintendente destaca também que a Prefeitura, juntamente com outros órgãos responsáveis como a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, já realiza e supervisiona os pontos mais críticos para recuperação do que for necessário o mais rápido possível.

Importante
A previsão para a sexta-feira e fim de semana é de mais chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologista, INMET, nos dias 23 e 24 de abril, pode ocorrer chuva entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100mm, com ventos intensos de 60 a 100km/h, com alerta laranja para algumas partes de Imperatriz.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte