Mortes

75% dos assassinatos neste mês na Ilha foram por arma de fogo

Um dos últimos casos ocorreu no dia 21 de abril, no Jardim São Cristóvão; ato criminoso foi filmado por câmeras de segurança dos estabelecimentos comerciais das proximidades

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (assassinato)

São Luís - Das 16 mortes violentas ocorridas durante este mês na Grande Ilha, 75% foram ocasionadas por arma de fogo, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Um dos últimos casos ocorreu na quarta-feira, 21, durante o dia, no bairro Jardim São Cristóvão e teve como vítima Kayque da Silva Sales, o Gordinho da Galeteria, de 28 anos.

O caso está sendo investigado pela equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) e até a tarde de ontem não havia registro de prisão do suspeito. A polícia já ouviu testemunhas e as incursões continuam sendo realizadas pela Região Metropolitana de São Luís.

A polícia informou que Kayque Sales estava em seu local de trabalho quando presenciou uma mulher sendo assaltada por dois criminosos. Ele teria reagido, utilizando uma arma branca, atacando os bandidos, que fugiram do local a pé.

Minutos após, um dos criminosos foi até a galeteria e efetuou vários tiros contra o jovem. O ato criminoso foi filmado pelas câmeras de segurança de um dos pontos comerciais da área. As imagens mostram o momento em que o criminoso, de capacete, se aproximou da vítima, que estava trabalhando, e efetuou os disparos, deixando o local correndo. As imagens também exibem os moradores prestando socorro ao jovem, que morreu no local.

Operação
A Polícia Civil realizou ontem a Operação Carapa, que resultou na prisão de três faccionados acusados de instalar clima de terror no Residencial Andiroba, zona rural da capital, no dia 22 de fevereiro deste ano, e da morte de Rondinele Serra Costa. A vítima não tinha envolvimento com facções e foi assassinada dentro de sua residência com mais de 17 tiros.

O delegado Felipe César, da SHPP, explicou que o cerco teve início nas primeiras horas de ontem, na região do Andiroba, Vila Riod, Alexandre Tavares, invasão Albino Soeiro e Eco Tajaçuaba. Três faccionados foram presos em cumprimento de ordem judicial e apreendidos papelotes de maconha prontos para serem comercializados.

Felipe César informou que os três detidos em companhia de mais 27 faccionados invadiram o Residencial Andiroba, no dia 22 de fevereiro deste ano, com o objetivo de assassinar um faccionado rival, mas, acabaram executando Rondinele Serra devido não terem encontrado o alvo deles.

Os criminosos chegaram a invadir várias casas e apartamentos nesse local e instalaram o clima de pânico. Eles chegaram a levar dinheiro e objetos de valor das vítimas. Houve correria e há informações que moradores chegaram até mesmo a deixar o local com receio de sofrer algum tipo de penalidade pela parte de faccionados.

Os policias também prenderam na capital em cumprimento de ordem judicial dois acusados de homicídios. A polícia informou que um dos detidos é suspeito de ter matado a tiros um homem, no povoado Seriema, zona rural de Tutoia, no dia 4 de abril deste ano. Enquanto, o outro preso cometeu o crime na Ilha.

SAIBA MAIS

Pessoas assassinadas a tiros durante este mês na Grande Ilha

  • Rubenilson Trindade Botelho, de 28 anos, no Coroadinho
  • José de Ribamar Abreu da Silva, de 47 anos, no Coroado
  • Eloilson José Ferreira Braga, de 34 anos, na Vila Batatã
  • Erlon Pereira de França, de 49 anos, na Areinha
  • Lourival Aires da Silva, de 63 anos, na Gambarrinha de São José de Ribamar
  • Francivaldo Sousa Nunes, de 22 anos, na Vila Conceição/Coroadinho
  • André Felipe Gonçalves de Souza, de 19 anos, no Barreto
  • Emerson Francisco Pinto Vieira, de 37 anos, na Vila Palmeira
  • Paulo Batista Nunes, de 74 anos, no Tauá Mirim
  • Thalison dos Santos da Silva, de 23 anos, na Coheb Sacavém
  • Thaylison Alves Penha, de 26 anos, Chácara Brasil
  • Kayque da Silva Sales, de 28 anos, no Jardim São Cristóvão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.