Diversão

Praias são opção de lazer em feriado no meio de semana

Na Litorânea, esportistas, banhistas e famílias aproveitaram o feriado de Tiradentes e muitos relaxaram as normas sanitárias; para comerciantes feriado movimentou os negócios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Praias registraram movimentação grande neste feriado na capital
Praias registraram movimentação grande neste feriado na capital (Praia movimentada / Litorânea)

São Luís - Mesmo com os números da pandemia de Covid-19 ainda em alta no Maranhão, muitas pessoas aproveitaram o feriado de 21 de abril, dia de Tiradentes, para curtir a folga nas praias da orla de São Luís. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), em boletim divulgado um dia antes do feriado, haviam sido confirmados no estado 1.282 novos casos da doença.

Nas praias ao longo da Avenida Litorânea, muitas pessoas aproveitaram o feriado para praticar exercícios físicos como caminhada e bicicleta. Muitos deles, não usam máscaras. O mesmo ocorreu na faixa de areia, onde era possível observar pessoas jogando futebol também sem a proteção.

O ciclista Márcio Gomes destacou que atividades ao ar livre são mais saudáveis e que, por o esporte ser de prática individual, não vê a necessidade de pedalar usando o acessório na face. “Pedalo sozinho, ao ar livre e mantenho distanciamento social, então não vejo problemas de estar sem a máscara”, disse.

O feriado também atraiu grupos familiares à praia. Foi o caso da funcionária pública Marilene Guimarães que levou os dois filhos de 9 e 12 anos e, acompanhada do namorado, disse que o passeio fica mais seguro quando é feito somente com seu núcleo familiar.

“A gente já convive e isso possibilita que fiquemos juntos. Também fico de olho nas crianças para que elas tirem as máscaras apenas na hora de comer ou de tomarem banho”, disse ela. “Mas, na verdade, é que em ambientes mais descontraídos, como é o caso aqui, a gente acaba relaxando um pouco as medidas sanitárias, infelizmente”, completou Wesley Santana, namorado de Marlene.

Comércio

Na praia, os bares abriram normalmente, mas o movimento, segundo os comerciantes, ainda deixa a desejar. O sócio do Bar do Felipe, na Avenida Litorânea, James Diniz, disse que se comparado com outro feriado anterior à pandemia, o movimento chegou a cair mais de 50%. “A pandemia abalou muito o comércio e com os bares da praia não foi diferente. É claro que um feriado no meio da semana nosso movimento cresce um pouco, mas nada comparado com o que era antes”, disse.

O comerciante explica que não precisou demitir funcionários, mas que reduziu os dias de trabalho de sua equipe. “Num dia como hoje [ontem], a gente recebe o que costumamos receber aos sábados, por exemplo. Então, mesmo com a queda no faturamento, os feriados são melhores que os dias de semana que são úteis”, avaliou James Diniz.

O vendedor ambulante Antonio Rodrigues Silva também concorda. “Numa quarta-feira sem ser feriado, a gente vende menos. Aqui já foi melhor, mas diante dessa crise que a gente passa, agradeço quando cai um feriado na semana porque vendo mais também”, disse o vendedor que comercializa queijos e camarões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.