Estado Maior

Passando a bola

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

Governadores voltaram a se reunir com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Os gestores trataram sobre a inclusão da vacina russa Sputnik V no Plano
Nacional de Imunização.

Na prática, o que os gestores pretendem é que o Governo Federal compre as 37 milhões de doses do imunizante direcionadas para o Consórcio Nordeste por força de um protocolo de intenção de compra com o governo russo.

Essa possibilidade, por sinal, foi levantada pelo governador Flávio Dino em duas entrevistas coletivas do gestor. Ele disse que, se o Ministério da Saúde quiser adquirir as doses já firmadas em acordo, o consórcio abre mão.

A postura dos gestores leva a crer que os estados deverão ir para o sacrifício para comprar o imunizante caso a Anvisa libere a exportação. Somente o
Maranhão, para comprar 4,6 milhões de doses da Sputnik, terá que desembolsar mais de R$ 250 milhões.

É muito dinheiro, mas conseguiria vacinar mais de 2 milhões de maranhenses. Se o Ministério da Saúde ficar com as doses do Consórcio Nordeste, esta quantidade será bem menor para o Maranhão.

Reunião
O Consórcio Nordeste realizou ontem a primeira reunião presencial e considerada decisiva para a liberação e transporte dos imunizantes Sputnik V para o Brasil e estados da região.

Quem confirmou a agenda à coluna foi o secretário-executivo do Consórcio, Carlos Gabas.

Outros encontros devem acontecer nos próximos dias e o transporte das doses depende ainda do aval da Anvisa.

Início
O governo estadual iniciou ontem a vacinação dos profissionais de saúde do estado e também da rede federal.

O ato simbólico teve a participação do vice-governador Carlos Brandão e dos secretários Carlos Lula (Saúde) e Felipe Camarão (Educação).

A agenda com a presença do vice-governador, nos últimos dias, tem se intensificado. Talvez seja a forma de buscar viabilidade para uma futura candidatura ao governo estadual.

Sem acordo
E falando em Carlos Brandão, ele não confirma a aliados o acordo difundido pelo senador Weverton Rocha sobre pesquisas definirem o nome do candidato do grupo do governador Flávio Dino.

Aos aliados, o vice-governador falou da conversa e diz que o pedido foi para não haver antecipação da disputa de 2022.

De repente, deve ser por isso que Brandão intensifica a sua agenda e o senador pedetista não para um instante de fortalecer seu grupo político.

Prisão
A Polícia Federal prendeu ontem uma técnica de enfermagem que integra a equipe de profissionais do Polo Base de Barra do Corda (MA).

Segundo a PF, ela é acusada de desviar três doses de vacina contra a Covid-19 que deveriam ser aplicadas em indígenas.

O imunizante teria sido aplicado em parentes da técnica de enfermagem. Ainda de acordo com a polícia, a profissional confessou o desvio das doses.

Na foto
O secretário de Cidades, Márcio Jerry, postou em suas redes sociais uma foto de reunião com sua equipe de trabalho.

Na foto três “ex” da gestão municipal e também da Câmara Municipal: Júlio Pinheiro, ex-vice-prefeito de São Luís, Antônio Araújo, ex-secretário de obras, e Marcelo Poeta, ex-vereador.

Os dois últimos são do PCdoB. O terceiro é alvo de denúncia por agressão contra mulheres feita pelo Fórum Maranhense de Mulheres e Conselho Municipal da Condição Feminina.

DE OLHO

1.250 doses DE VACINAS contra a Covid-19 foram direcionadas para professores da rede municipal de ensino de São Luís.

Justificativa
O secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes Júnior, em entrevista ao jornal Da Mira, da Mirante FM, explicou a exclusividade inicial de vacinas para a rede municipal de ensino.

Segundo ele, havia 1.250 doses de imunizante contra a Covid-19 e que a rede particular de ensino não havia enviado uma lista com os nomes dos profissionais de educação que se encaixavam na categoria estabelecida em resolução pela SES.

Devido a isso, o Município preferiu vacinar logo os professores da rede municipal, e quando chegar novas doses, vacinar educadores da rede privada.

E MAIS

• O fato é que os profissionais de educação da rede privada terão de esperar a chegada de novas doses da vacina.

• Ainda não há previsão para a chegada de mais doses dos imunizantes que serão divididos ainda para outros grupos prioritários, como os idosos a partir
de 60 anos.

• Até o fechamento desta edição, a chegada da lista com nomes dos educadores da rede particular de ensino ainda não havia sido confirmada pela
Prefeitura da capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.