Artigo

Para vencer a crise

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

A crise sanitária trouxe como consequência a crise econômica. E pelo visto ainda vão demorar para passar. É o que aponta a última edição da Pesquisa do Sebrae sobre o Impacto da pandemia do novo coronavírus nos Pequenos Negócios. Segundo os dados, os empresários sentem que a expectativa de normalidade está cada vez mais longe. A maioria dos empreendedores ouvidos se considera no grupo dos “aflitos”, tendo muitas dificuldades para manter o negócio.

A Pesquisa também mostra que houve interrupção do ciclo de recuperação em quase todos os segmentos. Muitos empresários recorrendo a empréstimos bancários, que lideram como a principal dívida das empresas. O cenário do caos nas empresas parece estar montado. A crise na saúde impacta diretamente no andamento dos negócios e os empresários se sentem temerosos diante do desafiador quadro atual.

Mas as pesquisas também mostram um contraponto de recuperação em alguns setores da economia. Segundo a última Pesquisa “Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas empresas”, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 28,6 % das empresas em funcionamento reportaram que a pandemia teve um efeito positivo sobre os negócios. E ainda, 32,2% delas indicaram aumento das vendas ou serviços comercializados.

Os dados divulgados pela Pesquisa do Sebrae também mostram que 4 em cada 10 empresas inovaram durante a crise. Muitas delas precisaram contar
com a direção de especialistas em gestão empresarial para orientar os empresários a saberem lidar com a situação da crise causada pela pandemia, e acabar com o caos vivenciado nas empresas.

E para buscar a eficiência nas empresas é preciso treinar e capacitar o time de colaboradores e olhar realmente os números, elaborando Planos de Ação para atingir objetivos e metas, estabelecer prioridades. A realidade é que mesmo antes da pandemia muitas empresas já eram caóticas e só se preocupavam
em apagar incêndios. Pode parecer óbvio, mas grande parte dos empresários estão despreparados para lidar com a crise, e não sabem nem por onde começar na prática.

E nesse cenário de erros e tentativas, o certo é que os empreendedores seguem tentando acertar. Tanto que participam de ações como feiras e promoções para ver se tiram o prejuízo acumulado. Muitos também estão trocando os feriados pelo trabalho. Como no caso deste dia 21, feriado de Tiradentes, mas que também poderá ser de trabalho no comércio de São Luís, de acordo com decisão da Fecomércio.

Muitos também apostaram nos serviços de delivery para compensar o isolamento e as restrições exigidas nesse período de pandemia. Alguns até se surpreenderam com os resultados da nova modalidade.

Assim, todos vão buscando suplantar a crise. Se ainda não dá para ver bem longe a causada pelo novo coronavírus, ao menos vão tentando espantar a provocada pela falta de dinheiro e pelos meses ruins nos negócios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.