Programa de Estágio

Do estágio para cargos importantes na empresa

A primeira experiência na empresa pode ser um grande incentivo para o crescimento profissional do jovem estagiário; Programa de Estágio da Equatorial Maranhão está com inscrições abertas

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Ana Carolina Cavalcante Reis é Superintendente de Desenvolvimento de Gente e Saúde do Grupo Equatorial
Ana Carolina Cavalcante Reis é Superintendente de Desenvolvimento de Gente e Saúde do Grupo Equatorial (estágio ana carolina reis)

São Luís - O estágio proporciona aos estudantes vantagens na formação, como aprendizado, experiência profissional e desenvolvimento pessoal. É uma oportunidade para desenvolver talentos, que são qualificados internamente e mapeados para oportunidades de vagas efetivas na empresa. Não é raro, serem contratados como colaborador na empresa, como a atual Superintendente de Desenvolvimento de Gente e Saúde do Grupo Equatorial.

São 12 anos que Ana Carolina Cavalcante Reis tem com o Grupo. O primeiro contato dela foi em 2008, quando ingressou através do Programa de Estágio. “No início, eu fazia atividades administrativas, organizando as vagas em aberto e analisando as oportunidades de melhoria no processo de recrutamento e seleção da empresa. Após alguns meses desempenhando essa função, outra vaga de estágio surgiu na mesma área em que eu atuava dentro da organização. Foi então que migrei de processo, pois enxerguei uma oportunidade de ampliar meu desenvolvimento, reforçando outros conhecimentos que adquiri na faculdade”, explica.

Na nova função, começou a atuar na implantação de procedimentos de organização e remuneração, apoiando a então analista de recursos humanos a reorganizar os processos da área e remodelar a estrutura da empresa através de um novo desenho organizacional. Após dez meses de experiência como estagiaria, passou a ser colaboradora no cargo de analista de RH em 2009. Em 2011, participou do Programa Trainee do Grupo Equatorial. Ela passou por todas as etapas, chegando ao final do processo seletivo, porém, não foi selecionada. Apesar de não entrar para o time de trainees do Grupo Equatorial participar do processo seletivo trouxe visibilidade dentro da empresa.

Posteriormente, foi convidada a assumir a posição de analista de Qualidade da Gestão, função que desempenhou até 2012. Ainda neste ano, surgiu uma oportunidade como Executiva - posição de coordenação no Grupo Equatorial – e então foi convidada a assumir o cargo de Executiva de Remuneração e Benefícios, posição na qual trabalhou por quatro anos. Em 2016, já com experiência consolidada na área de Gente e Gestão, assumiu o cargo de Gerente de Organização e Remuneração. Esta promoção lhe deu a oportunidade de atuar numa posição coorporativa, onde foi possível construir diretrizes de Recursos Humanos para todo o Grupo Equatorial.

Já em 2018, foi convidada a assumir a área de Gente e Gestão da distribuidora do Pará, ainda como gerente. Neste desafio, participou da reorganização dos principais processos do setor na distribuidora. Em 2020, a Diretoria de Gente e Gestão do Grupo Equatorial passou por uma reestruturação e foram criadas duas superintendências. A partir desta mudança, a profissional foi convidada a atuar como Superintendente de Desenvolvimento de Gente e Saúde. “Hoje meu escopo de trabalho prevê a definição de diretrizes de capacitação, desenvolvimento, saúde e endomarketing para o Grupo Equatorial, assim como a garantia da operação padronizada de Gente e Gestão em todas as unidades de negócio da Grupo”, ressalta Ana Carolina sobre suas funções atuais.

Para ela, o Programa de Estágio foi um grande auxiliador no desenvolvimento de habilidades e na aquisição das primeiras noções sobre como trabalhar numa grande empresa. “Por meio do estágio, tive a oportunidade de trabalhar com grandes profissionais, que possuem uma vontade genuína de fazer a diferença na empresa. Foi uma fonte de inspiração que impactou em toda a minha carreira”, completa.

Estágio

Segundo dados da Equatorial Maranhão, entre os anos de 2019 e 2020, 42% dos estagiários foram contratados como colaboradores da empresa ao término do estágio. Nos últimos 15 anos a distribuidora já contratou mais de 800 estagiários, e muitos já ocupam cargos de liderança dentro da empresa. Somente neste início de ano, 8 estagiários foram contratados.

As inscrições para o programa estão abertas até hoje por meio do link: https://equatorialestagio.across.jobs/. Na plataforma serão realizada todas as etapas da seleção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.