Encontro

Consórcio Nordeste e Fundo Russo realizam reunião por Sputnik V

Agenda presencial foi realizada ontem no país europeu e contou com a participação do secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Em março deste ano, o governo maranhense firmou acordo – via Consórcio Nordeste – para a aquisição de 4,5 milhões de doses de vacina Sputnik V
Em março deste ano, o governo maranhense firmou acordo – via Consórcio Nordeste – para a aquisição de 4,5 milhões de doses de vacina Sputnik V (Sputnik)

Membros do Consórcio Nordeste enviados pela entidade no domingo (18) para a Rússia cumpriram ontem (20) a primeira agenda de reuniões com representantes do Fundo Soberano do país, que negocia a aquisição da vacina Sputnik V, contra a Covid-19. Segundo o Consórcio, novos encontros devem ocorrer nos próximos dias.

Na ocasião, de acordo com o que apurou O Estado, foi tratado acerca da logística de transporte dos imunizantes e a prioridade de repasse para o Brasil. O Maranhão, através do governo do Estado, acompanhou a agenda à distância.

O objetivo da ida dos representantes do Consórcio Nordeste foi agilizar a vinda dos imunizantes russos, contando com a aprovação para a importação das doses a ser concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Um dos representantes do Consórcio Nordeste, o secretário-executivo da entidade, Carlos Gabas, confirmou a realização da agenda a O Estado.

Além dele, também representa os estados da Região Nordeste na agenda russa o subsecretário do Consórcio, Thiago Campos. A liberação da Sputnik V e transporte das doses são vistos como fundamentais pelas autoridades públicas de saúde maranhenses para acelerar a cobertura vacinal contra a doença.

De acordo com a última atualização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram distribuídas 1.210.968 doses de imunizante para todo o Estado. Destas, 922.564 foram aplicadas, o que representa pouco mais de 76% de cobertura vacinal. Já São Luís, até ontem, registrava cobertura vacinal superior a 80% com a inclusão de novos públicos, dentre eles, os profissionais da educação da rede municipal.

Em março deste ano, o governo maranhense firmou acordo – via Consórcio Nordeste – para a aquisição de 4,5 milhões de doses de vacina Sputnik V. Segundo o governo, serão gastos R$ 253 milhões para a compra. Além deste pacote, o governo do Maranhão também está no Consórcio Brasil Central (BrC) para a aquisição de outras 4 milhões de doses.

Até o momento, ao contrário do Consórcio Nordeste, o Consórcio BrC não enviou representantes à Rússia para acelerar o processo de compra.

Além do Maranhão que, na semana passada, ganhou o direito de adquirir as doses após prazo dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para manifestação sobre uso ou não da vacina, o governo cearense também recebeu parecer favorável sobre o tema no Judiciário.

Agenda alinha uso da Sputnik V no Plano de Imunização

Membros do Consórcio Nordeste também articularam ontem (20) no fim da tarde uma reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Em pauta, a inclusão das doses Sputnik V no Plano Nacional de Imunização (PNI).

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), incluiu a reunião na agenda oficial do dia.

Além da inclusão das doses no PNI, a direção do Consórcio Nordeste estabeleceu um modelo de contrato entre estados e Ministério da Saúde para, após a compra das doses Sputnik, repassar os imunizantes ao Governo Federal.

Além de Flávio Dino (PCdoB) também participou o presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT) e outros representantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.