COLUNA SOCIAL

Quem ganha é o cidadão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

Uma disputa política por espaço na mídia está se desenrolando no Maranhão por meio de atos e decisões voltadas à imunização contra a Covid-19 e que
pode ser vista como um bom jogo de xadrez, com os jogadores movendo as peças do tabuleiro para ver quem se sai melhor. Por enquanto, ao que parece, a população está ganhando.

Entre as últimas jogadas a serem destacadas, na sexta-feira pela manhã, 16, o governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou em coletiva que ia iniciar a
vacinação de professores no Maranhão a partir da terça- feira, dia 20. Também na sexta-feira, pouco depois desse anúncio, o prefeito de
São Luís, Eduardo Braide (Podemos), afirmou que o Município estaria pronto para vacinar os docentes, bastava ter vacina para isso.

E foi o que aconteceu ontem, quando os docentes da rede municipal da capital começaram a ser imunizados contra o coronavirus, um dia
antes do marcado por Dino.

Em que pese a medição de forças entre governador e prefeito, o certo é que, mesmo ainda lentamente, assim vai avançando a vacinação - algo similar também aconteceu no início da vacinação, com Dino fazendo uma cerimônia para marcar o início no Palácio dos Leões na noite de 18 de janeiro, e Braide acompanhando a abertura na manhã do dia seguinte, data marcada para o fato.

No caso dessa última jogada, os objetivos de salvar vidas, conter o contágio e garantir o retorno seguro às salas de aula, pode se dizer, justificariam essa corrida para ser o primeiro. Sem contar que o cidadão é que sai ganhando, sempre, com a ampliação do público-alvo a cada decisão dessas.

Então, que venham novas jogadas e que sejam incluídas cada vez mais categorias.

Vacinação
A Prefeitura de São Luís iniciou, ontem, a vacinação dos profissionais de educação. Hoje quem vai iniciar será a Secretaria Estadual de Saúde.

Pela resolução da SES, profissionais da Educação da rede municipal e particular ficam sob responsabilidade dos municípios.

No caso das redes estadual e federal, fica com o Estado a responsabilidade da vacinação de cada profissional. A idade de 55 anos ou mais é o critério mais específico.

Privilégio
No entanto, mesmo com a divisão, um critério criado em São Luís chamou atenção.

Neste primeiro dia de vacinação, a gestão estabeleceu a imunização somente para professores da rede municipal.

A resolução não prevê isso, e os profissionais da rede privada de ensino sentiram-se prejudicados.

Explicação
O senador Roberto Rocha falou à coluna sobre a informação de que ele é o senador do Brasil que mais gasta com assessores. O Ranking dos Políticos mostra que o maranhense gasta mais de R$ 600 mil por mês com assessores.

Rocha explicou que há um erro na informação. Quando foi feita a pesquisa, ele estava líder do PSDB e líder da maioria na Casa. E cada
função desta tem assessores.

Quadros próprios
Ainda segundo o senador maranhense, ele é corregedor do Senado e esta função tem o quadro próprio de pessoal.

Para Roberto Rocha, a informação é uma tentativa de prejudicá-lo porque trata como se todos os assessores das funções fossem seus assessores.

Os quadros em questão, ainda segundo Rocha, são técnicos. “Técnicos, muitos dos quais eu nem conheço”, disse.

Boato desfeito
Circulou pelas redes sociais um boato sobre a vereadora do PSD, Karla Sarney.

Especulou-se que o Cidadania, partido da senadora Eliziane Gama, poderia ficar com a vaga na Câmara dos Vereadores ocupada por Karla Sarney.

O boato foi desfeito após nota da direção estadual do PSD que esclareceu que o partido teve mais votos que o Cidadania, mesmo levando em consideração os votos ainda subjudice.

DE OLHO

1.000 litros

DE COMBUSTÍVEL foi o que consumiu, em um dia, o deputado federal Marreca Filho (Patriota), segundo nota fiscal apresentada na Câmara pelo parlamentar

Imprensa
O deputado federal do MDB, Hildo Rocha, registrou em fala na sessão da Câmara dos Deputados, os 200 anos da imprensa no Maranhão.

A data em questão é 15 de abril de 1821. Neste dia, circulou o primeiro jornal do estado: O Conciliador.

Hildo Rocha, ao lembrar a data, cumprimentou os profissionais de O Estado e dos demais matutinos da capital.

E MAIS

•À coluna, o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), explicou os motivos pelos quais o consórcio enviou uma
comitiva a Rússia.

• Segundo ele, o objetivo é acelerar a compra e, principalmente, o transporte das vacinas Sputnik V. Segundo o gestor, uma aeronave está sendo
disponibilizada para, assim que houver a autorização da Anvisa para importação, sejam transportadas as doses.

• Em paralelo, membros da Anvisa também estão na Rússia checando os
processos de fabricação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.