Números elevados

Mais de 170 mil doses de vacina contra a covid aplicadas em 3 meses

Números são de São Luís; Município já recebeu 219.902 doses de vacinas contra o novo coronavírus, das quais 176.787 doses já foram aplicadas; nesta segunda-feira, 19, foi iniciada a imunização de profissionais de educação

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Profissionais da educação recebem a vacina exclusivamente no Centro de Convenções da UFMA
Profissionais da educação recebem a vacina exclusivamente no Centro de Convenções da UFMA (vacinação professores)

São Luís - A campanha de vacinação contra a Covid-19 completou três meses nesta segunda-feira, 19, em São Luís. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a capital recebeu até agora 219.902 doses de vacina e no decorrer do período, mais de 120 mil pessoas tomaram a primeira dose para imunização contra a enfermidade. Com a aplicação da segunda dose, já são 176.787 doses da vacina aplicadas e pessoas imunizadas, ou seja, 80% do total de doses recebidas já foram utilizadas na campanha.

Ainda de acordo com a Semus, até o último domingo, 18, 127.125 pessoas haviam recebido a primeira dose contra a Covid-19 e 49.662 completaram a segunda dose, totalizando 176,787 das 219.902 doses recebidas. Nesta segunda-feira foi iniciada a imunização de profissionais da educação com 55 anos de idade ou mais, que estão na ativa.

A vacinação desses profissionais ocorre de forma exclusiva no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga. Para se vacinar, eles devem levar um documento oficial com foto e o último contracheque.

A professora Maria de Fátima Castro, de 61 anos, esteve no local e recebeu a primeira dose da vacina. Ela trabalha na Escola Esperança do Amanhã, no Anil, e estava ansiosa para ser imunizada e poder voltar à sala de aula, com segurança. “Estava de fato muita ansiosa para ser imunizada e poder trabalhar de forma segura”, comentou Maria de Fátima.

Ângela Maria Silva, de 57 anos, é coordenadora pedagógica da UEB Sá Vale, na Vila Palmeira, e frisou que a vacinação contra a Covid-19 para o educador é de suma importância, pois trabalha diretamente com crianças e adultos. “O educador está tendo contato de forma frequente com o aluno, por isso deve ser imunizado para trabalhar com segurança”, disse a coordenadora pedagógica.

Ontem, também foram imunizados idosos de 62 anos. A doméstica Almerinda Alves, de 62 anos, aguardava para tomar a vacina. Ela contou que uma pessoa da sua família morreu recentemente em decorrência de complicações da doença. “Minha cunhada, de 58 anos, morreu de Covid e nem chegou a ser vacinada”, lamentou a idosa.

Postos de vacinação
A Semus informou ainda que a abertura de novos postos de vacinação na capital está em avaliação constante pela Semus. No momento, há quatro postos da Prefeitura à disposição do púbico alvo, dois deles na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Um está funcionando desde o último dia 8, no Centro de Convenções, enquanto, o outro é no sistema drive-thru.

Também há pontos de vacinação do Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo; e o Centro Municipal de Vacinação do Multicenter Sebrae, no Cohafuma. Para ser vacinado é necessário está cadastrado na plataforma Vacina São Luís, porém, não é mais necessário aguardar o contato da Semus para ir ao local de vacinação, apenas aguardar a data referente a idade.

Distribuição de doses

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) enviou novas doses das vacinas contra a Covid-19 ao interior do estado no fim de semana. A distribuição é referente à remessa que chegou na sexta-feira 16, com 154.600 doses de imunizantes, sendo 62.600 de CoronaVac e 92.000 de AstraZeneca.

A SES informou as vacinas recebidas nesta etapa são referentes à primeira dose para os públicos de 60 a 65 anos e professores como também para a continuidade da imunização para o público de 65 a 69 anos e a finalização da vacinação dos profissionais da saúde.

Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 1.499.190 doses recebidas, sendo 465.750 da AstraZeneca e 1.033.440 doses da CoronaVac. Até o início desta semana, 875.641 doses já foram aplicadas em todo o Maranhão e 664.189 pessoas já concluíram o ciclo de imunização.

SAIBA MAIS

Pontos de vacinação da Prefeitura na capital

  • Centro Municipal de Vacinação do Centro de Convenções da UFMA: no Bacanga
  • Ponto de vacinação drive-thru da UFMA: no Bacanga
  • Ponto de vacinação drive-thru do Espaço Reserva: ao lado do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo
  • Centro Municipal de Vacinação do Multicenter Sebrae: no Cohafuma

Números na capital

219.902 doses de vacinas contra a Covid-19 já foram entregues para a Prefeitura
176.787 doses já foram aplicadas
127.125 pessoas já receberam a primeira dose contra a Covid-19
49.662 pessoas concluíram o ciclo de imunização

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.