Vacinação

Consórcio envia técnicos à Rússia para agilizar envio da Sputnik V

Representantes se juntam à comitiva da Anvisa para avaliar os procedimentos e acelerar o processo de compra dos imunizantes contra a Covid-19

Thiago Bastos / Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Vacina russa Sputnik V, se liberada pela Anvisa, será comprada por Consórcio do Nordeste do qual MA faz parte
Vacina russa Sputnik V, se liberada pela Anvisa, será comprada por Consórcio do Nordeste do qual MA faz parte (vacina Sputinik V)

Consórcio Nordeste – que no dia 13 do mês passado anunciou a compra de 37 milhões de doses de vacina Sputnik V e que tem como integrante o estado do Maranhão – enviou à Rússia dois representantes técnicos para acelerar o processo de envio das doses.

O objetivo da agenda é minimizar os efeitos da concorrência pela vacina contra a Covid-19. A definição para envio de representante ocorreu no domingo (18) em agenda a qual o governador Flávio Dino (PCdoB) participou via conferência.

Segundo informou o Consórcio a O Estado, os enviados pela entidade – sendo um deles o secretário-executivo do Consórcio, Carlos Gabas e o outro o subsecretário Thiago Lopes Campos - estão na Rússia e devem cumprir, nos próximos dias, reuniões com membros do Ministério da Saúde do país europeu, do Fundo Soberano Russo e do Instituto Gamaleya, responsável pelas doses.

A O Estado, o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), disse que uma das metas é otimizar os trâmites da negociação e viabilizar uma aeronave para que, ocorrendo a liberação brasileira de importação, seja executado de forma imediata o transporte das doses ao Brasil. “O objetivo é este, até para também iniciar esta imunização ainda no mês de abril”, disse.

Os contatos entre Rússia e Consórcio Nordeste, antes da agenda presencial entre as partes, eram feitos de forma remota. No entanto, a preocupação com a escassez do produto, com a demora (de acordo com o Consórcio) na autorização para a importação do imunizante fez com que a comitiva fosse enviada.

Paralelo

Em paralelo, o Consórcio Brasil Central (BrC), composto também pelo Maranhão e que firmou recentemente acordo para a compra dos imunizantes, por enquanto, não enviou representação à Rússia.

Além do Consórcio, desde sábado (17), cinco membros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão no território russo para acompanhar o cumprimento das diretrizes de fabricação da Sputnik V. A agenda terá continuidade, segundo a Anvisa, hoje e prosseguirá até sexta-feira, 24.

Na visita, a comitiva da Anvisa se divide em duas cidades – Vladimir e Ufa – para acompanhar desde o processo de composição até a embalagem dos imunizantes.

Segundo a Anvisa, “por ser um produto de alta complexidade biológica e estéril, a produção de vacinas deve seguir níveis elevados de exigência técnica, que envolve todos os aspectos que podem influenciar na produção da vacina”.

Sobre o prazo para definição acerca do pedido de importação feito pelo Maranhão ao Supremo Tribunal Federal (STF) e acatado pela Corte, a Anvisa ratificou que trabalha com o prazo de 30 dias - contados a partir do dia 29 do mês passado – para a manifestação. O órgão diz que o trabalho de checagem, por enquanto, deve acontecer até às vésperas deste prazo.

Relembre

Na semana passada, O Estado revelou que – além das 4,5 milhões de doses contratadas pelo Maranhão via Consórcio Nordeste – outras 4 milhões de doses da vacina Sputnik V via Consórcio BrC também podem ser adquiridas. Para a compra via Consórcio Nordeste, serão gastos pelo Maranhão R$ 253 milhões. Para a compra Via Consórcio BrC, por cláusulas de confidencialidade, os valores não foram revelados.

Visita à Rússia é pioneira no mundo, aponta Anvisa

A O Estado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que a visita do órgão à Rússia é considerada pioneira já que, segundo o órgão, até o momento “nenhuma outra agência de referência do mundo inspecionou a linha de fabricação” do imunizante.

Segundo a Anvisa, a inspeção foi agendada diretamente entre o Fundo Russo e a Anvisa e estava previamente marcada para a semana passada. No entanto, de acordo com a Anvisa, o adiamento da agenda para esta semana foi feito “a pedido do Fundo Soberano Russo”.

De acordo com o governo maranhense, a Sputnik V possui eficácia no uso de 91%. Além da CoronaVac, o Maranhão utiliza a AstraZeneca como imunizante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.