Saúde

A transformação alimentar em tempos de pandemia

Cuidar da alimentação nesse período é uma necessidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (alimentos)

São Paulo - Com o surgimento, em 2020, do coronavírus, a primeira decisão mundial a ser tomada foi o isolamento social. Este, até então, era o único modo de conter o avanço do vírus, de modo a preservar a saúde de mais pessoas. Entretanto, mesmo com milhares de pessoas dentro de casa, a doença continuou se alastrando pelo globo, de modo a colocar medo e pavor em todos os cidadãos.

Depois de mais de um ano de pandemia que estabeleceu a necessidade do isolamento social, finalmente, agora a criação de uma vacina, as pessoas começaram a dar mais valor para a própria vida e começamos, enfim, a reconhecer a nossa fragilidade mediante todos os perigos que nos rodeiam. Por isso, desse modo, a população em geral ficou mais atenta aos cuidados que se devem ter com a saúde, para que a vida seja preservada acima de tudo.

Segundo a chef Patrícia da Paz, especialista em cozinha funcional e natural, “cuidar da imunidade em tempos de pandemia é essencial para manter o organismo equilibrado e fortalecido, um dos principais fatores que agravam os sintomas da doença é a falta de vitaminas e nutrientes". Desse modo, para cuidar da saúde e se manter com uma boa qualidade de vida mesmo com o coronavírus, é essencial que se mantenha uma boa alimentação.

“Cuidar da imunidade e da rotina alimentar é uma maneira de prevenir doenças, principalmente visando o atual cenário global”, explica a especialista. A necessidade aliada ao tempo livre em casa que milhares de pessoas estão tendo, esse pode ser o momento ideal para uma transformação alimentar, de modo a ter um dia a dia mais equilibrado no que se refere à alimentação.

Segundo a chef, “não somente com práticas de atividades físicas, que sem dúvida são muito importantes, a reeducação alimentar é um ato de autocuidado e que pode ser estendido a todos os integrantes da família”. Regrar uma alimentação saudável em tempos de pandemia vai além de apenas fazer do tempo em casa algo produtivo; ter uma alimentação equilibrada nesse período é um dos modos mais eficazes e fáceis de cuidar da saúde e prevenir os males que o coronavírus traz.

Comprovado cientificamente, “o coronavírus prejudica mais pessoas portadoras de doenças crônicas respiratórias e aquelas que não tem uma boa imunidade corporal. Por meio da alimentação, portanto, se pode prevenir muitos problemas que o contágio deste vírus pode trazer”, afirma Patrícia.

Enfim, agora podemos aliar o útil ao agradável. “Antes da pandemia, muitas pessoas reclamavam por não terem tempo de cuidar da própria alimentação, o que justificava uma série de hábitos ruins de consumo. Agora, todavia, com a necessidade e o tempo favorável, transformar a alimentação é um ato fácil e extremamente essencial”, finaliza a chef.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.