Covid-19

PT e PSOL entram com ação no STF contra Governo Federal

Partidos pedem providências urgentes de combate à pandemia da Covid-19 e alega que governo Bolsonaro tem "condução omissa" no enfrentamento ao vírus

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Em ação, partidos alegam que governo do presidente Jair Bolsonaro tem condução omissa no combate a pandemia
Em ação, partidos alegam que governo do presidente Jair Bolsonaro tem condução omissa no combate a pandemia (Jair Bolsonaro)

O site da Revista Veja traz informações sobre uma ação do PCdoB e PSOL protocolada no Supremo Tribunal Federal que pode resultar em um lockdown nacional. Protocolada na sexta-feiram,16, a ação exige que o presidente Jair Bolsonaro crie uma comissão e decrete a medida.
Os advogados responsáveis pela ação argumentam que o presidente tem “conduta omissiva” na garantia do exercício dos direitos fundamentais à vida e à saúde de milhões de brasileiras e brasileiros.
“A condução do Governo Federal, ao longo da ocupação do território nacional pelo vírus, é análoga à do governo colaboracionista do general Pétain na ocupação da França pelos nazistas, no curso da Segunda Guerra Mundial. A diferença é que o governo brasileiro tem, ainda hoje, o apoio de uma fração expressiva da população, que aceita as fantasmáticas alegações que o confronto com os vírus será vencido pela fé e pela coragem”, diz o texto.
Os partidos solicitam “providências urgentes e inadiáveis necessárias ao combate à pandemia de covid-19”. Uma destas medidas seria a criação de uma comissão formada por integrantes dos governos federal, estaduais e municipais, além de contar com representantes da comunidade científica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.