Pandemia

Momento de fé voltado a profissionais e pacientes marca o domingo no HSD

Padre Carlos Martinenghi, da Paróquia Santa Paulina, expôs o Santíssimo Sacramento e o levou em procissão pelos corredores e leitos, acalentando também os acompanhantes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Padre Carlos Martinenghi em momento de fé com pacientes
Padre Carlos Martinenghi em momento de fé com pacientes

São Luís - No cenário de pandemia enfrentado na atualidade, o padre Carlos Martinenghi, da Paróquia Santa Paulina (Residencial Pinheiros) levou palavras de fé e acalento aos pacientes e colaboradores do Hospital São Domingos, na manhã deste domingo, 18.

O padre Carlos Martinenghi expôs o Santíssimo Sacramento e o levou em procissão pelos corredores e leitos, acalentando a todos.

“Viemos aqui trazer palavras de conforto nesse momento tão difícil, pedindo a interseção e proteção divina, para que proteja todos os profissionais da saúde, e aqueles que estão aqui lutando pela sua vida", afirmou o padre.

Padre em encontro com profissionais de saúde
Padre em encontro com profissionais de saúde

Esperança

O momento foi idealizado pela enfermeira supervisora da hemodinâmica, Keila Azevedo. “Desejei trazer o Santíssimo Sacramento para visitar os nossos pacientes para passar uma mensagem de esperança, conforto, cura e restauração para os pacientes enfermos e familiares, bem como a força e vigor aos nossos colegas de profissão”, contou.

O momento foi realizado com a ajuda de diversos amigos e colaboradores para que a mensagem chegasse ao maior número de pessoas na instituição. Uma dessas pessoas foi o músico Márcio Passos que aceitou o convite da enfermeira, e amiga de congregação, para entoar cânticos durante a peregrinação.

“Sempre é gratificante poder ajudar o próximo por meio da música”, afirmou. Outro importante apoio para a realização da ação foi da administradora Kenia Patrícia, irmã da enfermeira. “Era o momento que ela desejava muito realizar com os colegas de trabalho e os seus pacientes, por isso foi muito bom somar com ela nessa ação e poder ajudá-la”, disse.

A supervisora da Farmácia do HSD, Karla Lacerda, também ajudou para que o momento fosse reconfortante para todos. "Foi um momento muito especial, idealizado para alentar as equipes e os acompanhantes”, explicou.

Acolhimento

O psicólogo Kerson Oliveira, que acompanha o pai internado, destacou que ações como estas acalmam os acompanhantes nesse momento cheio de incertezas. “O familiar se sente acolhido, independentemente de credo religioso, pois, diante de sentimentos como a angústia e o medo, a fé é que lhes dá forças”, afirmou.

Setores como Gerenciamento de Leitos e a Supervisão da UTI também ajudaram para que o grupo pudesse visitar as Unidades de Terapia Intensiva com segurança e respeitando os protocolos de biossegurança. A visita também passou pelo andar da Oncologia, emocionando as equipes de plantão, pacientes e acompanhantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.