Artigo

O médico e escritor

José Carlos Sousa Silva *

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

O médico e escritor Dr. Antônio de Pádua Silva Sousa escreveu e publicou, em 2020, o livro “Rosas para Laura” (Romance), editado pela “Casa Editorial Queiroz Carvalho Ltda.”, que eu li com muita atenção e muito respeito.

Neste livro, eu constatei o registro da inteligência e da cultura do seu autor e recomendo que seja lido sempre por muitas pessoas jovens, adultas e idosas.

O médico e escritor Dr. Antônio de Pádua Silva Sousa, no referido livro, conta uma história de amor e expressando ações humanas dentro das realidades cultural, política, religiosas e social, bem pensadas, sentidas e escritas.

No mesmo livro consta também do seu autor estas lições: “Não há laços mais sagrados que os fraternais. A irmandade deve ser o vínculo familiar mais forte, porque nasce no útero que serviu como abrigo primeiro a esses irmãos.”

Eis aí, portanto, lições inesquecíveis que devem ser guardadas no cérebro e no coração de cada pessoa leitora desse livro, da autoria do digníssimo médico e escritor maranhense.

O médico e escritor Dr. Antônio de Pádua Silva Sousa nasceu em Magalhães de Almeida, que, em 1º de outubro de 1952, foi elevado à categoria de Município do Estado Maranhão.

O Município Magalhães de Almeida está num território lindíssimo, à margem do Rio Parnaíba, que é limite territorial entre o Estado do Maranhão e o Estado do Piauí.

Quando ele ainda era criança viveu e cresceu na cidade São Bernardo e completamente protegido e educado pela mãe e pelo pai e também através de lições de suas professoras.

O médico e escritor Dr. Antônio de Pádua Silva Sousa, ainda criança, viu e sentiu também a beleza e a grandeza do Município São Bernardo, que está num território também próximo do Rio Parnaíba.

Aí ele estudou e concluiu o Curso Primário e, logo após, já adolescente, começou residir em São Luís, Capital do Estado Maranhão, e estudar no Colégio Liceu Maranhense, onde muito aprendeu e, a seguir, ingressou na Faculdade de Medicina.

Em 1976, já concluído o Curso em Medicina, o Dr. Antônio de Pádua Silva Sousa recebeu, merecidamente, o Diploma de Médico e logo começou a exercer a profissão e impulsionado pela inteligência, cultura, competência e honestidade, até hoje.

A Medicina é uma profissão a serviço da saúde e da vida do ser humano e da coletividade.

No exercício desta importantíssima profissão o médico Dr. Antônio de Pádua Silva Sousa soube, sabe e saberá sempre o que fazer para proteger a saúde e a vida de cada pessoa.

Ele também soube, sabe e saberá sempre ser escritor e assim revelando, sem nenhuma dúvida, diante de tudo e de todas as pessoas, que sabe pensar, sentir, ouvir, falar e escrever corretamente.

Com essas qualidades imprescindíveis e essenciais, o Dr. Antônio de Pádua Silva Sousa é realmente excelente Médico e Escritor e, por isso tudo, já está nas histórias da Medicina e da Literatura que no enorme e belíssimo território do Estado Maranhão.


* Advogado, jornalista e professor universitário.

Membro da Academia Maranhense de Letras.

E-mail: jcss@elo.com.br


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.