Em meio à pandemia

Flávio Dino reúne aliados para evitar antecipação de 2022

Governador tem demonstrado insatisfação com os aliados por antecipação do debate enquanto estado enfrenta problemas com a Covid-19

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Weverton Rocha)

O governador Flávio Dino (PCdoB) deu na quinta-feira, 15, oficialmente, a largada no seu projeto de tentar construir uma unidade no seu campo político para a eleição ao Governo do Maranhão em 2022.

Numa reunião no Palácio dos Leões, ele conversou longamente com o vice-governador, Carlos Brandão (PSDB), e com o senador Weverton Rocha (PDT). Tucano e pedetista almejam uma candidatura a governador, e Dino tem defendido um consenso entre os dois, apesar de demonstrar nos bastidores preferência pelo vice.

O governador, contudo, tem demonstrado insatisfação com os aliados. Segundo interlocutores do governo ouvidos por O Estado, o chefe do Executivo não concorda com a antecipação do debate eleitoral, sobretudo no atual momento em que ele tem se dedicado quase que exclusivamente ao controle da pandemia da Covid-19 no Maranhão.

Apesar disso, pelo menos publicamente Dino tratou o encontro desta semana como uma agenda normal entre correligionários.

“Somos aliados de longa data e temos compromisso quanto à continuidade das mudanças positivas no Maranhão. No tempo certo irei coordenar os diálogos necessários com o nosso grupo”, disse o comunista, dando a entender que, por ora, espera que os dois pré-candidatos encontrem um caminho.

Nas redes sociais, tanto Brandão, quanto Weverton mencionaram o encontro, mas sem maiores detalhes.

"A reunião que tivemos hoje, sob o seu comando, mostra que temos um líder. Encontro proveitoso, sim, porque entendemos que construímos forte alicerce, ao longo destes anos de caminhada”, declarou o vice-governador, ao comentar postagem do próprio Dino.

Weverton afirmou que foi uma "boa conversa hoje com o governador Flávio Dino e o vice-governador Carlos Brandão”. "As mudanças positivas precisam continuar e no Senado estarei sempre trabalhando para apoiar o Maranhão. Nosso grupo segue firme, focado no que importa: o melhor para os maranhenses”, destacou.

Entrevistas - A reunião foi convocada por Flávio Dino após duas entrevistas concedidas pelos pré-candidatos do seu grupo a veículos do Grupo Mirante. Há pouco mais de uma semana, durante participação no Bom Dia Mirante, da TV Mirante, Brandão até chegou a mencionar que não era hora de debate eleitoral, mas confirmou seu interesse numa candidatura ao governo.

"Esse assunto de 2022, é natural que a pergunta venha, porque eu sou político, mas no momento oportuno eu venho com certeza debater. Não tenham dúvida de que eu quero participar desse debate, mas agora eu já senti com as pessoas que eu converso do povo, que não é uma pauta agradável para a população”, disse.

Já Weverton, na quarta-feira, 14, concedeu entrevista ao Ponto Final, da Rádio Mirante AM, e comentou as articulações do seu aliado. Ele disse que nunca anunciou pré-candidatura - mas admite que trabalha por isso, em virtude de apelos do seu grupo de apoio - e ressaltou que não haverá imposição de nomes pelo governador.

“Nós vamos nos preparar, dialogar dentro do grupo, mas os caminhos nós temos: temos partidos, temos grupo, temos militância, temos muita força de vontade”, disse Weverton Ele acrescentou, contudo, que não será candidato de qualquer jeito, e até admite abrir mão do projeto caso a decisão do grupo, baseada em pesquisas, principalmente, seja pelo nome de Brandão.

"Se amanhã o vice-governador aparecer com as condições dentro do nosso grupo, por que eu vou brigar de qualquer jeito e cometer uma irresponsabilidade política com o meu estado? Eu não vou fazer isso”, disse, mas destacou: "Se ele não tiver, também que ele tenha a humildade de entender que ele vai ter o momento dele, mas é preciso se construir de forma coletiva e também dar o seu gesto”.

Ele também rechaçou a possibilidade de imposição de qualquer nome pelo governador. “O Flávio não vai impor. Fosse assim, o Edivaldo [Holanda Júnior] não teria sido reeleito. Ele [Dino] poderia ter um outro candidato, mas ele ouviu os partidos e o grupo”, completou.

Mais

Dino sinaliza apoio

Apesar de não falar abertamente sobre o assunto, o governador Flávio Dino tem dado sinais de que pode mesmo optar por Carlos Brandão para a eleição ao Governo do Estado em 2022. Na semana passada, em entrevista veiculada pelo site "Poder 360", ele voltou a tratar do assunto. Ao ser questionado se há chance de apoiar seu vice, por este ser do PSDB, Flávio abriu o jogo. “Tem uma alta chance, uma vez que ele é uma pessoa com a qual tenho relação política e pessoal muito antiga. Está conosco há 6 anos. Provavelmente me desincompatibilizo em abril do ano que vem e ele assume o governo”, disse. E concluiu: “Sem dúvida o Brandão é um ótimo nome e o fato de ele estar no PSDB fortalece o pleito dele. Eles me apoiaram em 2014, tenho um reconhecimento”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.