Facção

Ação policial resulta na prisão de faccionados

Somente na cidade de São José de Ribamar eles teriam participado, de pelo menos, dois assassinatos e um dos casos chegaram a promover tiroteio em plena via pública

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (Arma)

Faccionados acusados de assassinatos na Grande Ilha foram presos durante cerco policial ocorrido na madrugada de sexta-feira, 16, em São José de Ribamar. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) revelam que no mês passado ocorrem oito mortes violentas nessa cidade, enquanto, que neste mês já ocorreu um homicídio doloso e teve como vítima, Lourival Aires Silva, de 63 anos.

Os policiais da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) começaram a realizar as abordagens ainda nas primeiras horas de sexta-feira, 16, na cidade balnearia e as prisões foram em cumprimento de ordem judicial.

No decorrer da ação, os policiais conseguiram prender dois faccionados e sendo suspeitos de terem cometido, pelo menos, dois assassinatos nesse município. A polícia informou que um dos casos ocorreu no dia 21 de maio do ano passado, na Vila Doutor Julinho e teve como vítima Rafael Wyldson Vilela Batista, de 29 anos. Esse crime foi realizado por faccionados e motivado como forma de punição.

Ainda segundo a polícia, o irmão da vítima, nome não revelado, teria passado a integrar uma outra facção, inclusive, rival da qual fazia parte. Os faccionados se deslocaram até a Vila Doutor Julinho onde executaram Rafael Batista e o caso começou a ser investigado pela equipe da SHPP.

O outro assassinato também ocorreu em maio do ano passado, dia 17, na Vila Alcione Ferreira e a vítima foi identificada como Daniel Paiva de Sousa, de 30 anos. De acordo com a polícia, faccionados invadiram essa localidade com objetivo de executar o criminoso, considerado como “torre” da facção rival.

Houve confronto entre os faccionados. Um dos tiros a tingiu Daniel Paiva e morreu ainda no local. Policiais militares foram acionados e realizaram buscas na localidade. A polícia informou que entre os meses de maio e junho do ano passado ocorreram vários assassinatos nessa cidade e sendo que a maioria ocasionado por faccionados rivais.

Operação Amanhecer

Em São José de Ribamar também está sendo alvo da operação Amanhecer pela Polícia Militar. O comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, major Alexsandro, disse que as guarnições estavam realizando incursões no último dia 15, na Vila Roseana, e quando abordaram um homem, nome não revelado, encontraram uma arma de fogo e munições.

Ele foi levado para Delegacia do Maiobão, em Paço do Lumiar e acabou sendo reconhecido como assaltante. “A vítima reconheceu o detido como sendo o autor do assalto sofrido por ela a poucos instantes e a operação Amanhecer continua em toda a cidade”, contou o major.

No Pindaí, a polícia conseguiu prender em cumprimento de ordem judicial um acusado de estupro de vulnerável. O crime ocorreu no ano de 2010 e o detido foi apresentado na Delegacia de São José de Ribamar onde prestou esclarecimentos sobre o caso, em seguida, levado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Mais operações

Os homens da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) iniciaram desde a noite do último dia 15 e sem data para finalizar a Operação Bacabal com objetivo de combater a criminalidade nessa cidade. No primeiro dia de ação, os cercos se concentraram nos bairros Trizidela, Areia, Novo Bacabal, Vila Pedro Brito e Terra do Sol.

Também está sendo deflagrada a operação Gueto, na cidade de Cururupu. Os policiais já realizaram diversas incursões e conseguiram apreender droga, motocicletas, arma de fogo, munições e prenderam dois “cabeças” do tráfico de entorpecentes desse município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.