Imunizantes

Maranhão recebe mais 154 mil doses de vacina contra a Covid-19

Novo lote corresponde à 13ª fase de distribuição realizada pelo Ministério da Saúde e contém imunizantes da AstraZeneca/Fiocruz e Sinovac/Butantan

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Caminhão do Ministério da Saúde transporta doses de vacinas contra a Covid-19 para distribuição aos 26 estados e ao Distrito Federal
Caminhão do Ministério da Saúde transporta doses de vacinas contra a Covid-19 para distribuição aos 26 estados e ao Distrito Federal (caminhão vacina)

São Luís - Ministério da Saúde enviou mais 154.600 doses de vacina contra a Covid-19 ao Maranhão na 13ª distribuição do imunizante aos 26 estados e ao Distrito Federal. Com este lote, a pasta ultrapassou a marca de 50 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus distribuídas em todo o Brasil desde o início da campanha, em 18 de janeiro. Isso porque, nesta semana, mais 6,3 milhões de doses serão enviadas a todas as unidades da federação – com esse novo lote, a pasta já coordenou a distribuição de mais de 53,9 milhões de doses desde o início da vacinação.

O lote mais recente enviado ao Maranhão contém 92 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, destinadas a pessoas de 65 a 69 anos e de 60 a 64 anos, e 62.600 doses do imunizante fabricado pela Sinovac/Butantan. A vacina é destinada a pessoas, que serão aplicadas em trabalhadores da saúde, pessoas de 65 a 69 anos, forças de segurança, salvamento e Forças Armadas e pessoas de 60 a 64 anos.

Dentre os estados do Nordeste, o Maranhão é o quarto estado que receberá mais doses neste lote, atrás da Bahia, Pernambuco e Ceará.

Ao todo, a remessa conta com 3,8 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e com 2,5 milhões de doses da Coronavac, do Instituto Butantan, ambas produzidas no Brasil com matéria-prima importada. O envio, de forma proporcional e igualitária entre as Unidades Federativas (UFs), ocorre a partir de hoje.

De acordo com o 11º informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), mais um grupo prioritário será atendido: o de idosos entre 60 e 64 anos. Também estão sendo destinadas doses para idosos entre 65 e 69 anos, trabalhadores da saúde e forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente da pandemia.

Nesta leva, parte das vacinas será destinada para a primeira dose de idosos entre 60 e 69 anos, trabalhadores da saúde e forças de segurança e salvamento e Forças Armadas. Outra parcela dos imunizantes irá vacinar pela segunda vez trabalhadores da saúde, idosos entre 65 e 69 anos, além de 100 mil moradores do Amazonas – essas vacinas são referentes ao Fundo Estratégico da segunda pauta de distribuição, em janeiro, que disponibilizou mais doses ao estado por conta da situação epidemiológica local.

O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina do Butantan e 12 semanas para as doses da Fiocruz. A estratégia de distribuição para aplicação da primeira e segunda doses é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios.

Brasil imunizado

O Ministério da Saúde está coordenando a 13ª pauta de distribuição de doses para a campanha de vacinação contra a covid-19, iniciada no dia 18 de janeiro, já alcançando aproximadamente 30,1 milhões de brasileiros. Até o momento, mais de 31,9 milhões de doses foram aplicadas em todo o País. O andamento da vacinação pode ser acompanhado pela plataforma LocalizaSUS.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.