Estado Maior

Mais desvios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

Mais um deputado do Maranhão se tornou alvo de operação de órgãos de fiscalização. O motivo é sempre o mesmo: desvio de dinheiro público. Dessa
vez, a operação veio do Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), que cumpriu mandado de busca e apreensão em endereços ligados ao deputado do PL, Júnior Lourenço.

Lourenço é apontado pelo MP como membro de uma organização criminosa que desviou dinheiro (cerca de R$ 22 milhões) da Prefeitura de
Miranda do Norte. O deputado declarou que não estava à frente da Prefeitura daquela cidade no período
considerado na investigação.

De todo modo, trata-se de mais um esquema descoberto, e mais milhões de reais que deixaram de ser aplicados na Educação, na Saúde, na Infraestrutura..., enfim, em políticas públicas para a população de uma cidade de pouco mais de 27 mil habitantes.

Lamentável frisar que antes de Lourenço já foram alvo da Polícia Federal, da Polícia Civil e também do Ministério Público tantos outros representantes do povo. Políticos que, em tese, deveriam trilhar a vida pública sem mácula, acima de qualquer suspeita, para honrar os votos que receberam.

Dívidas
A operação que teve como alvo Júnior Lourenço foi chamada de Laços de Família, devido às relações de parentesco entre os membros da, segundo o MP, organização criminosa.

O esquema parece um enredo de novela que se repete: fralde em licitação, empresas de fachada e desvio de dinheiro público.

No caso da Laços de Família, o dinheiro desviado estava sendo usado para pagamento de dívidas individuais dos envolvidos com o Tribunal de Contas da União (TCU).

Manifestação
Sobre a operação, Júnior Lourenço disse que não conhece o processo, porque corre em segredo de Justiça.

Disse ainda que o período a que se refere a investigação (2017/2020) não corresponde ao tempo em que ele foi prefeito de Miranda do Norte.

E, finalizando, o deputado garantiu que está à disposição da Justiça, assim como do Ministério Público para colaborar com as investigações.

Preço abusivo
O deputado estadual e presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis, Duarte Júnior (Republicanos), disse que há indícios de que 73% dos postos da Ilha de São Luís adotaram preços abusivos.

O dado é da primeira quinzena de fevereiro e se refere aos sucessivos aumentos dos combustíveis no início do ano.

Segundo Duarte, no mesmo dia em que a venda dos produtos começaria com um preço mais alto nas refinarias, já havia aumento nas bombas dos postos na Ilha.

Imediato
A senadora Eliziane Gama (Cidadania) defendeu o início imediato dos trabalhos da CPI da Saúde, em Brasília.

O pedido tem relação com a determinação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) de querer sessões presenciais na comissão.

Atualmente, tanto o Senado quanto a Câmara, e demais poderes, estão priorizando as atividades virtuais devido à pandemia da Covid-19.

Desvirtuando
Já o senador Roberto Rocha (sem partido), como aliado de primeira linha do presidente Jair Bolsonaro, defende uma CPI para investigar estados e municípios.

A defesa de Rocha, para os opositores do Planalto, é uma jogada para tentar tirar o foco do desgaste da abertura de uma CPI que pode atingir o governo de seu aliado.

Vale frisar que o Poder Executivo tem órgãos de controle que podem (e devem) fiscalizar a aplicação do dinheiro público enviado aos entes federativos. Não precisa senadores fazerem tal papel.

DE OLHO

154,6 mil DOSES CHEGARAM ao Maranhão nesta 13ª etapa da distribuição da vacina. O novo lote é da CoronaVac e da AstraZeneca.

Greve
O vereador Marquinhos Silva (DEM) iniciou diálogo com motoristas e cobradores de empresa do transporte público que estão com salários atrasados.

A empresa é responsável por linha que faz trajetos para a zona rural de São Luís. Segundo o parlamentar, os trabalhadores estão há três dias com os braços cruzados e vem prejudicando a população.

Ainda de acordo com Marquinhos, a paralisação dos trabalhadores afeta bairros de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

E MAIS

• O vereador do DEM entende ainda que a reivindicação dos trabalhadores é justa e defende o diálogo com os empresários.

• O deputado federal Hildo Rocha se reuniu com o Ministro das Comunicações, Fábio Farias, a fim de discutir demandas do setor da radiodifusão maranhense.

• O foco principal da reunião do deputado do MDB foram as emissoras do interior do estado. “Inúmeras estações de rádio comunitária e algumas emissoras comerciais necessitam renovar as suas concessões”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.